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Saúde

Confira uma lista com os alimentos indicados ou não para o café da manhã

Consumo de alimentos indicados são benéficos para concentração, energia e memória

Fonte: Guiame, com informações de TerraAtualizado: terça-feira, 26 de maio de 2015 14:25
Alimentos certos para o café da manhã
Alimentos certos para o café da manhã

A primeira refeição do dia dia deve, o café da manhã, deve conter alimentos certos para suportar as tarefas e compromisso ao longo do dia. Certos alimentos funcionam como "combustível" para o corpo, melhorando a memória, concentração, entre outros benefícios. 

PPara saber como conseguir bons resultados, confira quais alimentos consumir e os que devem deixar de lado.

Melhores alimentos:

Noz
Uma grande fonte de gorduras saudáveis, as nozes ajudam a sustentar seus níveis de açúcar no sangue por longos períodos de tempo.
De acordo com o Centro Nacional de Diabetes, em Nova York , as nozes fornecem energia de de forma lenta e contêm ácido oleico que desencadeia uma reação no cérebro, deixa a pessoa satisfeita por mais tempo.

Complexo de carboidratos
Estes podem ser incorporados ao café da manhã por terem pães integrais, aveia, granola e mingau.
A Academia de Nutrição e Dietéticas confirmou que o complexo de carboidratos libera glicose gradualmente para a corrente sanguínea, fornecendo ao corpo uma energia estável. Os carboidratos demoram para serem digeridos.

Ovos

Cheio de proteínas de alta qualidade, gorduras boas e vitaminas (B12, B2 e A, para citar alguns), os ovos também possuem colina, um nutriente essencial para o desenvolvimento e funcionamento do cérebro. Segundo a nutrição do grupo de Nova York, alimentos ricos em energia liberam proteínas em um nível estável por horas, desta forma adiando a vontade de comer.

Manteiga de amendoim
Com gorduras saudáveis, proteínas e antioxidantes, a manteiga de amendoim contém potássio, que pode diminuir o risco de pressão alta e doenças cardíacas.
Um estudo mostrou que a propagação também pode estabilizar os níveis de açúcar no sangue e aumentar os hormônios da saciedade, que inibem a fome por longos períodos de tempo.

Abacates
Os abacates possuem quase 20 vitaminas e minerais, incluindo C, E, B. A fruta também é boa para o trato digestivo e são ótimas para a visão.
Gorduras no alimento verde também auxiliam a proteger as células nervosas e melhorar a função cerebral.

Mirtilos
Dr. Jeremy Spencer, do Departamento de Alimentos de Biociências da Universidade de Reading, afirmou que os mirtilos podem reduzir os efeitos de condições relacionadas à idade, como Alzheimer e demência.
Da mesma maneira, dietas ricas em mirtilos podem melhorar o aprendizado e a função muscular, além de impulsionar a memória.

Salmão
É uma ótima fonte concentrada de ômega-3, que ajuda na reconstrução de células cerebrais, declínio cognitivo lento, e também fortalece as sinapses no cérebro relacionadas à memória.

Bananas
Segundo a Universidade do Texas, comer frutas amarelas pode estimular a concentração. Elas contêm potássio, e um mineral essencial para manter o cérebro, os nervos e o coração em forma.
Além disso, possui uma grande fonte de amido resistente, um tipo de amido que não é digerido no estômago.

Espinafre
O espinafre auxilia a melhorar a memória de curto prazo e habilidade mental. Ele também contém aminoácidos que são fundamentais para partes do cérebro responsáveis pelo aprendizado e resolução de problemas.

Toranja
Segundo uma pesquisa, só o cheiro da toranja ajuda a reduzir o apetite, a manter a pessoa acordada e a impulsionar a estimulação mental.

Piores alimentos:

Cereais açucarados
Cheio de carboidratos e açúcares, o que pode provocar uma queda de energia no meio da manhã.

Sem café da manhã
A primeira refeição do dia controla o apetite, regulando a fome e energia.

Suco
Apesar de ser rico em vitaminas e minerais, beber suco como primeira opção pode causar um pico de açúcar no sangue e níveis de insulina. Isto pode levar a aumento de peso ou diabetes.

 

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