Confira as recomendações de especialistas para evitar o excesso de líquidos durante as refeições e a forma correta de ingerir.

Líquido nas refeições atrapalha a mastigação e digestão

Atualizado: Terça-feira, 30 Abril de 2013 as 11:21

 

Como hábito de costume ao se alimentar, é preciso um líquido para acompanhar a refeição. Esse hábito pode causar alguns efeitos ao corpo que muitos não sabem, como o excesso de líquidos durante as refeições pode atrapalhar a mastigação e atrasar a digestão.
 
Segundo o endocrinologista e consultor, Alfredo Halpern, recomenda-se ingerir 500 ml de água até 2 horas nates das refeições, ajudando também a emagrecer. Já durante o almoço ou o jantar, é indicado no máximo um copo de líquido daqueles de requeijão, entre 150 e 200 ml.
 
Líquido nas refeições atrapalha a mastigação e digestãoConforme indica a doutora em nutrição pela Universidade de São Paulo (USP) Marle Alvarenga, o ideal é ingerir somente um copo de líquido antes da refeição ou ao longo dela, aos pouquinhos, Depois disso, recomenda-se esperar cerca de uma hora para beber algo.
 
Misturar sólidos e líquidos faz com se tornam um “auxiliar” da mastigação, diluindo os alimentos. Com isso, o cérebro não reconhece que determinada quantidade entrou pela boca. As enzimas da saciedade, então, são liberadas tardiamente, depois que o individuo já comeu demais.
 
 
 
Com informações de: G1

veja também