MENU

Saúde

Comemorações do Dia Mundial do Rim alertam para a situação da doença no Brasil

Comemorações do Dia Mundial do Rim alertam para a situação da doença no Brasil

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:31

Na próxima quinta-feira, dia 12 de março, Dia Mundial Rim, a SBN - Sociedade Brasileira de Nefrologia - e a SONESP - Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo - promovem na Câmara Municipal de São Paulo o I Encontro de Terapia Renal da Cidade de São Paulo. Pela primeira vez no Estado, as duas entidades médicas promoverão também, no mesmo evento, um encontro de terapia renal com pacientes e familiares. O objetivo dos eventos é alertar a população sobre a doença renal crônica, problema que atinge cerca de 12 milhões de brasileiros.

O evento apresentará o panorama da doença renal no Brasil e os principais desafios de prevenção e tratamento. Um dos destaques será a palestra "Qualidade de Vida em Terapias Domiciliares", ministrada pelo nefrologista Hugo Abensur, coordenador do programa de diálise peritoneal do Hospital das Clínicas e um dos diretores da SONESP.  

"Entre as formas de tratamento que proporcionam grandes benefícios e liberdade ao paciente está a diálise domiciliar, ou peritoneal. Além de ser bastante segura, ela permite que os pacientes mantenham suas atividades normais e é especialmente indicada para crianças e pessoas com dificuldades de locomoção ou que vivem distante das clínicas de hemodiálise", afirma o médico.     

No Brasil, cerca de 87 mil pacientes dependem de diálise para sobreviver, mas apenas 10% são tratados com diálise peritoneal, segundo dados da SBN.  De acordo com a presidente da SONESP, Dra. Altair Lima, a diálise peritoneal é também uma alternativa para aumentar o número de vagas para tratamento e conter a crise no atendimento ao paciente renal no Brasil. "Estima-se que, a cada ano, cerca de quatro mil pacientes renais não conseguem se tratar por falta de vagas nas clínicas e hospitais do país", ressalta a médica.

Prevenção

As atividades do Dia Mundial do Rim incluem ainda a campanha "Previna-se", uma ação para conscientizar a população sobre a importância da prevenção contra a doença renal. Com o tema "Doença Renal pode ser evitada", a SONESP distribuirá materiais educativos na Praça da Sé e no Viaduto do Chá.

"Devido à demora no diagnóstico, os pacientes já chegam ao serviço de saúde em estado crítico, precisando de tratamentos mais complexos, que podem comprometer sua qualidade de vida. A situação poderia ser evitada se a doença fosse detectada em fase inicial, pela dosagem da creatinina no sangue e análise de urina", destaca Lima.

Serviço

Dia Mundial do Rim - 12 de março de 2009 (quinta-feira)

I Encontro de Terapia Renal de São Paulo

Horário: 10h às 13h

Palestra: "Qualidade de Vida em Terapias Domiciliares"

Horário: 12h

Local: Câmara Municipal de São Paulo

Endereço: Viaduto Jacareí, 100

Sala Sérgio Vieira de Melo - 1º subsolo

Campanha Previna-se

Praça da Sé

Atividade: Distribuição de material educativo

Horário: 12h às 18h

Local: Praça da Sé

Viaduto do Chá

Atividade: Distribuição de material educativo

Horário: 12h às 18h

Local: Viaduto do Chá

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame