MENU

Saúde

Células de câncer no sangue indicam chance de sobrevivência

Células de câncer no sangue indicam chance de sobrevivência

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:39

O nível de células cancerígenas que circulam no sangue está relacionado à sobrevivência dos doentes de câncer avançado de próstata, segundo um estudo clínico apresentado no sábado (4), que abre o caminho para melhorar os tratamentos.

Um dos problemas que impede o progresso na luta contra o câncer é a identificação de indicadores precoces confiáveis que apontem se um tratamento pode prolongar a vida de um doente, explicou o médico Howard Scher, diretor do serviço de oncologia urológica no Memorial Sloan-Kettering Cancer de Nova York, coordenador da pesquisa.

Sher apresentou o trabalho na conferência anual da American Society of Clinical Oncology, o evento mais importante de oncologia do mundo, que aconteceu em Chicago com mais de 30.000 participantes.

Um teste clínico de fase 3, chamado COU-AA e realizado com 1.195 pacientes com câncer avançado de próstata --tratados com o Zytiga do laboratório americano Johnson and Johnson-- mostrou que existe uma correlação entre o nível sanguíneo de células cancerígenas e a sobrevivência dos enfermos.

Medir o nível destas células pode favorecer o desenvolvimento de futuros tratamentos. Estes marcadores podem ser utilizados para avaliar a eficácia de uma nova terapia para prolongar a vida dos enfermos, ao invés de testes clínicos mais longos e caros.    

Siga-nos

Mais do Guiame