MENU

Saúde

Carta SUS é enviada para mais de 5,7 milhões de cidadãos

Carta SUS é enviada para mais de 5,7 milhões de cidadãos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:10

 

carta susO Ministério da Saúde, para estabelecer um canal de comunicação direta com as pessoas que usam o Sistema Único de Saúde, enviou mais de 5,7 milhões de Carta SUS para os pacientes de todo o país, desde janeiro de 2012.

O objetivo é que os pacientes tenham um canal aberto de reclamações, sugestões e, saibam qual o valor de cada procedimento realizado pelo SUS. Os endereços que recebem as correspondências constam dos formulários de autorização para internação Hospitalar.

Entre os estados que já receberam essa carta está São Paulo com 1,4 milhões de cartas recebidas, seguindo Minas Gerais com 553,3 mil e o Paraná 419,7 mil. A expectativa do Ministério é chegar a um milhão de correspondências enviadas por mês.

A correspondência enviada aprimora e visa melhorar a qualidade de atendimento para com os pacientes do programa de saúde. A Carta SUS possui dados do cidadão, a data de entrega na unidade de saúde, o dia da alta médica, o motivo da internação e o valor pago pelo SUS para que o tratamento acontecesse. O cidadão ao conferir as informações, pode repassar para a ouvidoria do SUS e confirmar se estão corretas, ou não.

Para respondê-los você deve ir ao Correio, o procedimento é gratuito, relatar se alguma informação está incorreta e avaliar o procedimento do SUS, hospital e médico. Podendo também ligar par ao disque saúde (136). A ligação só é permitida de telefones fixos e celulares de qualquer localidade do país. 

 

Com informações de Pantanal Notícias

Conferência Voz dos Apóstolos - Inscreva-se!
Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame