MENU

Saúde

Câncer de Pele - como evitar

Câncer de Pele - como evitar

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:30

Os cânceres da pele são causados na maior parte pela sobre-exposição ao sol. O melanoma resulta em aproximadamente 700 mortes cada ano e aproximadamente 125.000 australianos têm o câncer da pele neste momento, mas não sabem que o têm.

A maioria dos casos de câncer da pele pode ser impedido protegendo a pele do sol. Quase todos os cânceres da pele podem ser curados se detectado e tratado cedo. Alguns destes cânceres da pele podem espalhar às áreas distantes que terminam na morte.

Em 1993 houve 225.000 cânceres da pele excisados por especialistas, havendo uma proporção grande na cabeça e pescoço.

1- A INCIDÊNCIA DO CÂNCER DA PELE ESTÁ AUMENTANDO:

Recomendação aos pacientes:

1. Seja educado sobre os efeitos da exposição aos raios ultravioletas.

2. Evite os raios do sol tanto quanto possível especial das 10 horas às 16 horas, é o momento o mais perigoso para a exposição UV.

3. Sempre que for para o sol usar um SPF 15 ou mais.

2-O CÂNCER DA PELE:

Há três tipos principais de câncer da pele. Os dois mais comuns são o carcinoma basal do carcinoma basocelular (BCC) e o espinocelular (ECC). Estes são os menos agressivos, raramente se difundem a outras partes do corpo e raramente são fatais. Podem ser curados se tratados precocemente.

O melanoma maligno, o terceiro tipo de câncer da pele, comporta-se como um câncer interno. Espalhará geralmente a outras partes do corpo se não detectado cedo e tratado corretamente.

3-QUEM APRESENTA UM RISCO GRANDE:

Quem não protege a sua pele do sol, quem trabalha, faz esporte ou a recreação envolve muito tempo no sol.

4-COMO POSSO PROTEGER A MINHA PELE?

Troque camisa ou máscaras coloridas para branca, de manga comprida, utiliza chapéu, utilize fator da proteção do sol (SPF). Tome cuidado extra com bebês e as crianças novas. Comece hábitos bons quando as suas crianças são novas.

5-QUAIS SÃO SINAIS E OS SINTOMAS DO CÂNCER DA PELE?

Lesão de pele que não cura em quatro semanas; lesão que cresce, que muda de cor, que sangra ou que apresenta prurido.

6-COMO O CÂNCER DA PELE É DIAGNOSTICADO?

Seu médico examinará sua condição anormal da pele próxima. Se suspeitar um BCC ou um SCC pode remover uma amostra pequena e emiti-la a um patologista, ou você pode ser consultado a um especialista da pele. Se seu médico suspeitar que poderia ser um melanoma, o encaminhará a um especialista.

7-COMO O CÂNCER DA PELE É TRATADO?

O tratamento depende do tipo e do tamanho do câncer e onde está no corpo. A maioria BCCs e de SCCs são curados facilmente pelos meios simples, freqüentemente não uniformes requerendo uma estada no hospital.

O melanoma deve sempre ser tratado por um especialista hábil e em quase todos os casos, é removido pela cirurgia.

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame