MENU

Saúde

Câncer de pele atinge mais de 120 mil pessoas por ano no Brasil

Câncer de pele atinge mais de 120 mil pessoas por ano no Brasil

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:31

"Moça do corpo dourado do sol de lpanema. O seu balançado é mais que um poema. É a coisa mais linda que eu já vi passar". A canção de Tom Jobim e Vinícius de Moraes reflete o estereótipo da beleza brasileira, que encanta o mundo inteiro.

No entanto, esse estereótipo de corpo dourado pode ter como conseqüências riscos e problemas graves aos brasileiros, como o fotoenvelhecimento e o câncer de pele, tumor mais freqüente na população brasileira. De acordo com dados do Ministério da Saúde, são registrados anualmente 122.400 novos casos, mas, ainda assim, cerca de 70% da população não adotam cuidados básicos com relação à proteção solar.

O protetor solar é o maior aliado na prevenção do câncer de pele e do fotoenvelhecimento. "A aplicação deve ser feita cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol e o produto deve ser aplicado no corpo todo, especialmente nas áreas mais expostas ao sol, como face, pescoço, colo e braços.", explica o dermatologista Sérgio Schalka.

Economizar no filtro solar é perigoso. "Para que o produto proteja adequadamente a pele, é preciso reaplicá-lo a cada duas horas e utilizar cerca de 35g do protetor para cada aplicação em todo o corpo, o equivalente a duas colheres de sopa cheias", orienta o Dr. Sérgio.

Alguns tipos de pele pedem cuidados especiais na escolha do filtro solar. "É o caso de pessoas que sofrem com doenças de pele desencadeadas pelo sol ou foram submetidas a tratamentos dermatológicos como laser, peeling, cremes à base de ácidos (retinóico, glicólico) e luz intensa pulsada, entre outros, e não toleram qualquer produto", explica o Dr. Sérgio.

Cetaphil UVA/UVB Defense FPS 50+ pertence à faixa mais alta de FPS (fator de proteção solar) e foi especificamente formulado para utilização por pacientes que sofrem de dermatoses agravadas ou induzidas pela exposição solar (como rosácea e erupções polimorfa lúminica). Sua eficácia deve-se a um moderno sistema de filtro solar de amplo espectro contra raios que combina Mexoryl SX e Mexoryl XL. O primeiro agente, Mexoryl SX, é considerado o ativo mais eficaz na proteção contra os raios UVA, que respondem por até 95% da radiação ultravioleta que atinge a Terra e colaboram para o envelhecimento precoce, fotodermatoses e enfraquecimento das defesas imunológicas da pele. Já o Mexoryl XL reforça a proteção contra os raios UVA e absorve também a radiação UVB, que penetra superficialmente na pele, é causadora de queimaduras e está relacionada com as alterações celulares que predispõem o câncer de pele.

Outro diferencial é que o produto é fotoestável, ou seja, não se degrada quando exposto ao sol por longos períodos (efeito prolongado), além de ser resistente à água – perfeito para utilização na praia e na piscina. Com formulação em creme, é fácil e rápido de ser aplicado e não engordura a pele.

Postado por: Claudia Moraes

Conferência Voz dos Apóstolos - Inscreva-se!
Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame