MENU

Saúde

Campanha "Junho Vermelho" começa em todo país para incentivar doação de sangue

Objetivo é arrecadar voluntários para doação de sangue para aumentar estoque de hemocentros

Fonte: Guiame, com informações de G1Atualizado: terça-feira, 2 de junho de 2015 16:03
Doação de sangue
Doação de sangue

Começou nesta segunda-feira (1), a campanha "Junho Vermelho", onde tem por objetivo, incentivar o maior número de voluntários a doar sangue aos estoques baixos dos hemocentros do país. Por conta da chegada de dias frios e o inverno se aproximando, a tendência de conseguir doações é preocupante. As doações costumam cair muito, até 30%.

A campanha Junho Vermelho pretende incentivar as doações em várias cidades do país. Em São Paulo, os monumentos da capital paulista vão ser iluminados para chamar atenção para o problema.

No maior banco de sangue da América Latina, as doações são quase um pedido de urgência. Devido a epidemia de dengue, muita gente precisou de transfusão de sangue, registrando pouco estoque.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que de 3% a 5% da população seja doadora de sangue, mas no Brasil, o índice é de 1,9%, considerado muito baixo.

Na Fundação Pró-Sangue, no mês passado, o estoque caiu pela metade e a situação de alguns tipos sanguíneos é bastante crítica, como o A- e o O-.

Siga-nos

Mais do Guiame