MENU

Saúde

Brasil terá 500 mil novos casos de câncer em 2011

Brasil terá 500 mil novos casos de câncer em 2011

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:48

Os números assustam. De acordo com estimativas do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o Brasil terá 500 mil novos casos de câncer em 2011. E, se não houver uma intervenção efetiva pelas autoridades de saúde, este número pode saltar para 26 milhões em 2030. Os tipos mais comuns, à exceção do câncer de pele do tipo não melanoma, serão os cânceres de próstata, pele, cólon, reto e de pulmão no sexo masculino, e os cânceres de mama, pele, cólon, reto, pulmão e do colo do útero, no sexo feminino. Segundo pesquisa recente da Agência Internacional para Pesquisas em Câncer, o impacto global do câncer mais que dobrou nos últimos 30 anos. Uma das explicações para a crescente incidência da doença é, curiosamente, o aumento da expectativa de vida. Com uma população cada vez mais idosa, o aumento dos casos de doenças crônico-degenerativas também é crescente. No Estado de Minas Gerais são esperados mais de 46 mil novos casos de câncer, segundo estudo do INCA. De acordo com o médico oncologista e diretor da Oncomed Bh, Amândio Soares, hábitos de vida saudáveis, como não fumar, se alimentar de forma saudável, não ingerir excesso de álcool, praticar alguma atividade física e evitar exposição ao sol ainda são as melhores formas de se prevenir contra um câncer. Diante desse cenário, é essencial fomentar recursos e esforços no sentido de orientar a população sobre as estratégias de prevenção, diagnóstico e controle do câncer. “Devemos aprimorar os programas já existentes e estabelecer novas medidas no sentido de inserir entre as prioridades de saúde pública a conscientização e o apoio na prevenção do câncer“, reforça o médico. Mortalidade O câncer continua sendo a segunda principal causa de mortes em todo o mundo – perde apenas para doenças cardiovasculares. Tumores no pulmão, nas mamas, no fígado e na região colorretal provocam a maioria dos óbitos registrados por câncer. Sugestão de perguntas: 1- Quem são as principais vítimas do câncer? A doença atinge, na maioria dos casos, crianças ou adultos?

2- A que se deve esse aumento do número de casos previstos?

3- Como é feita a prevenção? Existe mais de uma forma de se prevenir contra o câncer? (para fala de fatores de risco e detecção precoce)

4- Então, a prevenção seria evitar os fatores de risco? Quais são esses fatores?

5- Tem se falado muito sobre a importância do diagnóstico precoce para o controle e mesmo o combate de várias doenças, entre elas o câncer. Em que esse diagnóstico tem ajudado?

6- Mesmo com uma consciência maior da população em relação à saúde, sabendo–se que a medicina também trabalha com foco nessa prevenção, o que falta para conter o avanço da doença?

7- As estimativas do INCA são de que no Brasil surjam cerca de 500.000 novos casos de câncer por ano. Quais são os tipos mais comuns entre a nossa população?

8- Existem sintomas específicos do câncer?

9– Quais são os tipos de tratamento empregados no combate ao câncer?

10- O que é possível fazer para que o tratamento seja um sucesso?

11- A tecnologia tem sido uma grande aliada da medicina. A cada dia, remédios mais poderosos e eficazes são descobertos. Essa tecnologia tem sido empregada também no tratamento do câncer? De que forma?         

Se você tiver interesse em repercutir o assunto, temos fontes à disposição para entrevistas. Oncomed - Centro de Prevenção e Tratamento de Doenças Neoplásicas

Funcionamento: segunda à sexta-feira, de 8h às 20h

Rua Bernardo Guimarães, 3106 – Barro Preto

Belo Horizonte – MG Juliana Morato

Link Comunicação empresarial

Conferência Voz dos Apóstolos - Inscreva-se!
Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame