MENU

Saúde

Beber um pouco de vinho pode ser bom para a saúde?

Beber um pouco de vinho pode ser bom para a saúde?

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:31

Dependência de álcool: o que pais e pastores precisam saber

Divulga-se cada vez mais que beber um pouco de vinho pode ser bom para a saúde, especialmente para evitar alguma doença cardíaca. Essa pequena abertura ao vinho, observada mais entre pessoas de educação superior, foi objeto de um estudo elaborado pelo professor Brian Bull, chefe do Departamento de Patologia e Anatomia Humana da Escola de Medicina da Universidade de Loma Linda, nos Estados Unidos.

Diante de dados estatísticos alarmantes sobre o alcoolismo e diante do fato de que uma em cada doze pessoas que começam a beber (mesmo com moderação) acaba se tornando dependente de álcool, Brian Bull não se mostra muito entusiasmado com essa nova orientação. Diz que o uso de bebidas alcoólicas é a terceira causa de morte nos Estados Unidos e provoca mais de 85 mil mortes anualmente. O álcool está presente em 40% das fatalidades de trânsito. O alcoolismo afeta a família do alcoólatra: um em cada três filhos terá o mesmo problema do pai. Destes, dois em cada cinco começam a se embebedar antes dos 14 anos, geralmente com bebidas que têm em casa.

No artigo Dependência de álcool: o que os pastores devem saber, publicado em Ministry, uma revista internacional da Associação Ministerial dos Adventistas do Sétimo Dia (março de 2007, p. 11), Brian Bull declara que em qualquer congregação com mais de cinqüenta membros o pastor vai encontrar pelo menos um alcoólatra. Como é sempre “melhor prevenir do que remediar”, principalmente nesta questão de alcoolismo, a abstinência ao álcool ainda é o caminho mais seguro.

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame