MENU

Saúde

Atividades ao ar livre podem reduzir a incidência de miopia em crianças

Atividades ao ar livre podem reduzir a incidência de miopia em crianças

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:31

A miopia - alteração refracional que acarreta dificuldade de enxergar à distância - tem apresentado um aumento mundial em sua prevalência, chegando a 80% em grupos com elevado nível educacional. Dentro desse universo, a incidência maior está em crianças mais novas, o que pode acarretar dificuldades no desempenho escolar quando a alteração não é diagnosticada precocemente.

Várias pesquisas vêm sendo realizadas com a intenção de determinar os fatores de risco envolvidos no surgimento da doença. Sabe-se, por exemplo, que filhos de pais míopes apresentam mais propensão a desenvolver a alteração, bem como pessoas da etnia asiática - fatores que indicam importante componente genético na manifestação do problema.

Porém, o drástico aumento do número de casos sugere que fatores ambientais e comportamentais estejam envolvidos. Como as alterações refracionais aparecem geralmente nos anos escolares, avalia-se que a visão continuada para pequenas distâncias, especialmente a leitura, é um dos fatores diretamente ligados ao aumento da incidência. Recentemente, pesquisa publicada na revista Ophtalmology mostrou que crianças que passam grande parte do tempo em ambientes fechados têm maior propensão à miopia. O estudo avaliou alunos de 51 escolas australianas, entre 2003 e 2005.

A investigação provoca uma importante reflexão nos pais, em especial no que diz respeito ao dia-a-dia das crianças que vivem enclausurados sob o forte apelo da tecnologia e da falta de segurança. A sugestão é que eles passem mais tempo ao ar livre, praticando atividades esportivas e lúdicas, que são fundamentais para o adequado desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo.

Siga-nos

Mais do Guiame