MENU

Saúde

Atividade remunerada protege mulheres menopausadas contra depressão, diz estudo

Atividade remunerada protege mulheres menopausadas contra depressão, diz estudo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:30

Um estudo teve como objetivo principal determinar a ocorrência de depressão e ansiedade em mulheres após a menopausa, e os prováveis fatores responsáveis por sua ocorrência. Uma das conclusões do estudo, foi que a atividade remunerada é um fator de proteção contra depressão em mulheres menopausadas.

Um total de 93 mulheres menopausadas foram avaliadas no período de maio de 2006 até agosto de 2007. Como critério de inclusão foram consideradas mulheres menopausadas na faixa etária de 40 a 65 anos, e que concordaram em participar do projeto.Pacientes em uso de terapia hormonal, ansiolíticos e antidepressivos, foram excluídas do estudo.

Mulheres histerectomizadas (sem útero), ooforectomizadas (sem ovários), portadoras de câncer e de enfermidades psiquiátricas e ainda,  que tivessem sido submetidas à radioterapia ou  quimioterapia por câncer, também foram excluídas.

Foram aplicados questionários com o objetivo de diagnosticar os sintomas de climatério, bem como,  avaliar o grau de ansiedade e depressão (HADS-A e inventário de Beck).

Após análise estatística do dados, os autores do estudo concluíram que a média de prevalência de depressão entre as pacientes avaliadas foi de 36,8% enquanto que da ansiedade foi de 53%. Observou-se relação significativa entre a presença de sintomas climatéricos de intensidade moderada e o aparecimento dessas alterações do humor.

A depressão foi mais frequente em mulheres portadoras de ansiedade e insônia , sendo a atividade remunerada considerada fator de proteção. Os fatores de risco relacionados à ansiedade foram a presença de depressão  e os antecedentes de tensão pré-menstrual.

Os autores concluem que a prevalência de depressão e ansiedade é elevada no climatério, sendo possível detectar fatores de risco relacionados à sua ocorrência.

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame