MENU

Saúde

Atividade física requer cuidados especiais

Atividade física requer cuidados especiais

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:30

Correr, caminhar, andar, pedalar e malhar. Estes são hábitos saudáveis, que podem ajudar no condicionamento físico e na prevenção de muitas doenças. Para incentivar estas atitudes, no Dia Mundial de Atividade Física, comemorado em 5 de abril, o Ministério da Saúde (MS) e mais de 450 entidades que compõem a Rede Nacional de Práticas Corporais/Atividades de Saúde Suplementar (ANS) planejaram diversas ações.

Vários estudos comprovam que a prática regular de atividade física fortalece o sistema imunológico e ajuda na circulação sanguínea. Isto favorece e facilita muito o funcionamento do organismo humano. "Já do ponto de vista músculo esquelético, a atividade auxilia no fortalecimento da musculatura e dos ossos", diz o ortopedista Vicente Carlos Franco Macedo, de Uberlândia (MG).

Nos últimos anos, as pesquisas médicas demonstram que boa parte das doenças é causada pela inatividade física. O ideal seria praticar exercício físico regularmente por toda a vida. "O que são 3, 4h em uma semana de 168h? As pessoas que praticam esportes são mais saudáveis, resistem mais a lesões do dia a dia no trabalho, além de ajudar em uma postura mais correta", ressalta Vicente.

Segundo o ortopedista, para aqueles que desejam começar a praticar exercícios físicos imediatamente, mas estão acima do peso ou sedentários é preciso tomar cuidado. "Para que não ocorra algum tipo de lesão é necessária uma avaliação ortopédica. Uma boa conversa no consultório para verificar qual é a prática física mais adequada para o paciente é muito importante", relata.

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame