MENU

Saúde

Arte de Viver incentiva inclusão social de pacientes com esquizofrenia

Arte de Viver incentiva inclusão social de pacientes com esquizofrenia

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:30

A novela "Caminho das Índias", transmitida pela Rede Globo, está discutindo um tema ainda pouco falado no Brasil: a esquizofrenia. Representado na novela pelo ator Bruno Gagliasso, o paciente com o problema começa a apresentar os sintomas da doença mental crônica e a sentir os primeiros impactos sociais e familiares da condição, que atinge quase 1% da população no País, aproximadamente 1,8 milhão de brasileiros.

Com o objetivo de promover a inclusão social dos portadores desta condição e auxiliar no tratamento, a Janssen-Cilag, referência no desenvolvimento de tratamentos para disfunções no sistema nervoso central, promove a 2º Edição do concurso cultural "Arte de Viver" e conta com o apoio dos maiores especialistas no tema do Brasil.

"O Programa Arte de Viver colabora com a reintegração do portador de esquizofrenia, favorecendo sua inclusão à sociedade, estimulando-os a participar de atividades produtivas", afirma o Prof. Dr. Mário Rodrigues, coordenador do Projeto Esquizofrenia do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.

A esquizofrenia é uma doença mental crônica com causas multifatoriais. Os sintomas normalmente se manifestam no fim da adolescência e podem incluir retraimento social, alucinações visuais e auditivas bem como idéias delirantes. "Além do tratamento medicamentoso, que controla os sintomas, as abordagens psicossociais contribuem para a reabilitação do paciente, melhorando sua qualidade de vida", afirma Louzã.

Projeto Arte de Viver

Pacientes portadores de esquizofrenia em todo o país receberam mais de três mil kits, com pincéis, tintas e tela, e foram incentivados por médicos e profissionais especializados em saúde mental a produzir obras de pintura e literatura. Os trabalhos farão parte de um grande concurso e serão avaliados por um júri composto por artistas, psiquiatras e professores de artes plásticas. As três melhores obras receberão prêmios e as cem mais votadas, de pintura e literatura, farão parte de dois livros sobre o projeto.

Sobre a Janssen-Cilag

A Janssen-Cilag é uma indústria farmacêutica referência em uma série de áreas terapêuticas, como no tratamento da dor, oncologia, doenças infecciosas, saúde da mulher, nefrologia e doenças gastrintestinais. Mais informações sobre a Janssen-Cilag no site www.janssen-cilag.com

Postado por: Felipe Pinheiro

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame