MENU

Saúde

Aprenda a estabelecer uma rotina saudável de sono

Especialista dá dicas para pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade desligarem a mente na hora de dormir.

Fonte: GuiameAtualizado: quinta-feira, 10 de dezembro de 2015 10:38
Pelo menos 1/3 do tempo de vida de uma pessoa é dormindo. (Foto: Reprodução/ Atrevida)
Pelo menos 1/3 do tempo de vida de uma pessoa é dormindo. (Foto: Reprodução/ Atrevida)
Muitos são os motivos para se investir em uma boa noite de sono. Pelo menos 1/3 do tempo de vida de uma pessoa é dormindo. Ao dormir o corpo descansa a musculatura, além de fortalecer o sistema imunológico e outras funções semelhantes que contribuem para uma restauração do organismo.
 
Para as vítimas do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, ter uma boa noite de sono é duplamente importante. O médico psiquiatra pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Dr. Mario Louzã, explica que o desempenho físico e mental está diretamente relacionado ao sono.
 
"Quem possui TDAH é naturalmente agitado e tem dificuldade em focar sua atenção, e quando há falta de sono é ainda pior, pois causa queda de rendimento da atenção, que já é prejudicada no TDAH”, afirma Louzã.

Segundo o psiquiatra, pessoas que possuem TDAH mas não passam por tratamento, tendem a dormir e acordar em um horário mais tarde que o comum, o que não corresponde ao ciclo de horário aceito socialmente.
 
“Para todos nós, a privação de sono é ruim. Se você vai deitar mais tarde e no dia seguinte acorda cedo, você rende menos e se sente cansado. Você fica fazendo esforço para tocar o dia e prestar atenção nas atividades cotidianas. No caso de quem tem TDAH, existe esse agravante, porque a pessoa já tem naturalmente uma defasagem de sono”, explica o especialista.

O médico explica que todas as pessoas têm um ciclo chamado de "sono-vigília" que é regulado por uma série de hormônios associados à luminosidade.
 
“Quando faz sol durante o dia, o organismo recebe a informação de que você precisa estar acordado e quando escurece, um hormônio chamado melatonina começa a ser produzido para induzir o sono. Com a criação da luz artificial, o corpo não se regula adequadamente a essa função, porque ainda 'acha' que é de dia e isso atrapalha a indução do sono”, explica Louzã.
Siga-nos

Mais do Guiame