MENU

Saúde

Aprenda a livrar-se das tensões com a automassagem

Aprenda a livrar-se das tensões com a automassagem

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:30

Mais do que uma simples técnica de relaxamento, a automassagem é uma maneira de gerenciar o estresse. É capaz de estimular as terminações nervosas e enviar mensagens para os órgãos, glândulas ou partes correspondentes do corpo. Segundo a fisioterapeuta, acupunturista e massagista integrativa Denise Harari, do Espaço Biosfera, em São Paulo, quando percebemos nosso corpo com atenção, entendendo como ele reage ao estresse do cotidiano, trabalhamos o autoconhecimento. "Aprendemos a lidar melhor com nosso próprio corpo e descobrimos como lidar com o estresse".

Não é preciso aprender uma técnica específica para realizar automassagem. Se o objetivo, porém, é aliviar dores, corrigir posturas, entre outros, o ideal é procurar a orientação de um profissional capacitado. De acordo com a terapeuta ayurvédica Cristiane Ayres, a automassagem não é tão completa quanto uma massagem feita por um terapeuta, pois há áreas que não conseguimos atingir. Mesmo assim, uma das melhores coisas que podemos fazer para melhorar nossa saúde é massagear pés – assim como mãos e orelhas - esfregando os lugares mais sensíveis em sentido horário e estimulando os pontos dos rins no centro das solas. "Os canais de energia nos pés e braços passam por diversos órgãos dentro do corpo e por isso a massagem se reflete diretamente neles", explica.

Adeus estresse

Deve-se massagear todas as áreas reflexas de fora para dentro, o tendão de Aquiles (tendão calcâneo) e a região da bexiga, usando os dedos de maneira firme, pressionando bastante até sentir uma leve dor, mas sem excesso. Ao final, é bom realizar movimentos circulares com os pés, sempre em sentido horário. Em poucos dias, será possível sentir a diferença no toque à medida que os pontos de tensão forem desaparecendo.

Para o massoterapeuta Wagner Gabriel, do Espaço Biomente em São Paulo, as manobras mais comuns para aliviar o estresse estão relacionadas a um massageamento que vai desde as mãos até os ombros, passando pelo rosto e outras áreas tensas do corpo. Um espalmar de mãos nos olhos, por exemplo, durante alguns minutos podem aliviar muito a carga de estresse. Já para melhorar cólicas, movimentos rotatórios superficiais (sem apertar muito) em círculos no sentido horário podem ajudar na estimulação das estruturas relacionadas ao trato gastrointestinal. "O toque das mãos com suavidade ou uma leve pressão pode gerar alivio nas principais áreas de dor do corpo", afirma Wagner.

Confira abaixo uma pequena seqüência de automassagem para ombros, pescoço e cabeça sugerida por Denise Harari:

Apoie os dois cotovelos em uma mesa e tente deixar os ombros relaxados. Com uma mão massageie o ombro contrário, fazendo movimentos de amassamento. Em seguida tente encontrar pontos de tensão, pressionando o local com movimentos rotatórios dos dedos. Preste atenção na respiração, pois ela auxilia no relaxamento muscular. Tente soltar o ar concentrando-se no relaxamento dos músculos Termine com amassamento novamente. Repita a mesma coisa no outro ombro com a mão contrária. Por fim, alongue o pescoço para lados, tentando encostar o queixo no ombro. Mantenha por 20 segundos. Fique na mesma posição e massageie a cabeça e pescoço, com movimentos leves de pressão.

Siga-nos

Mais do Guiame