MENU

Saúde

Alimentos que amenizam o frio

Fonte: guiame.com.brAtualizado: segunda-feira, 23 de junho de 2014 17:49
alimentos que amenizam o frio
alimentos que amenizam o frio

O último sábado, 21, foi marcado pelo início do inverno e clima ameno já começa a dar as caras. Há quem goste da temperatura, e quem é contra, procura vários meios de se proteger do frio. É o caso de se recorrer aos alimentos que aumentam a temperatura do corpo.

São os chamados termogênicos, os que precisam consumir mais calorias para serem digeridos. O processo de aquecer o corpo por meio de alimentos é conhecido como termogênese. Acontece com qualquer tipo de alimento, já que o corpo começa a produzir calor devido ao processo da digestão.

Recentemente, os termogênicos começaram a ser tratados como aliados em dietas de emagrecimento, tanto pela aceleração do metabolismo quanto pela capacidade de controlar a quantidade de glicose no organismo, o que ajuda a queimar gordura. Conheça os alimentos responsáveis.

alimentos que amenizam o frio

Café
É uma das principais bebidas conhecidas como termogênica, pois é estimulante do metabolismo. Deve ser consumida com moderação.

Carboidratos
O corpo produz mais calor após uma refeição cheia de carboidratos do que uma mais gordurosa. Isso porque as calorias são queimadas imediatamente em vez de serem estocadas pelo organismo.

Pesquisadores canadenses descobriram que um item como a pimenta, aumenta a termogênese de pratos mais gordurosos, queimando mais gordura. As informações são do Jornal Britânico de Nutrição

Chá de hibisco
Esse chá, assim como os demais termogênicos, aumenta a temperatura corporal durante a digestão e, consequentemente, aumenta o metabolismo. Pode ser encontrado na versão flores secas em lojas e mercados.

Curry
É outro tempero que contém capsaicina, ingrediente capaz estimular o processo de produção de calor durante a digestão de alimentos pelo corpo. Usado na culinária indiana, pode ser incorporado também em omeletes, sopas, cremes, risotos ou pratos à base de carnes.

Gengibre
Essa raiz pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. Pode ser consumido cru, em fatias, em conserva, ou ainda na versão em pó. Vai bem em molho de tomate, sopas de legumes, carnes e ainda pode ser consumido na versão chá.

Chá verde
A bebida pode aumentar em até 40% a queima calórica, segundo dados do American Journal of Clinical Nutrition. Ainda ajuda a queimar gordura, devido à combinação de cafeína e flavonóides. Pode ser consumido frio ou quente, em duas ou três xícaras por dia.

Mostarda
É um dos ingredientes apontados como termogênicos pela University of Fribourg, na Suiça. Prefira os grãos ou a versão em pó para temperar carnes, molhos ou outras receitas.

Nozes
Ricas em ômega 3, ajudam a aumentar a temperatura corporal. Vários estudos já associaram os alimentos à perda ou manutenção do peso. De acordo com a Universidade de Purdue, Indiana, nos Estados Unidos, participantes de um estudo tiveram o metabolismo acelerado em cerca de 11%.

Óleo de prímula
Rico em ômega 3, substância que aumenta o metabolismo ajudando a queimar calorias. É encontrado em forma de cápsulas, mas é preciso indicação de médico ou nutricionista para consumir na dosagem correta

Óleos de peixe
Alimentos com ômega 3 são apontados ainda como anti-inflamatórios. Há suplementos vendidos em cápsulas.

Pimenta vermelha
Esse tipo específico de pimenta é rica em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. Ela aumenta em até 20% a atividade metabólica se ingerida na quantidade de três gramas por dia, podendo ser adicionada em saladas e pratos quentes como tempero.

À medida que são consumidas, aumentam a circulação, aumentando também a temperatura corporal. Segundo pesquisa, isso se deve à capsaicina, princípio ativo de algumas pimentas, que podem acelerar a queima calórica em até 25%.


Com informações de: Terra

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame