MENU

Saúde

Alimentação inadequada pode desencadear enxaqueca

Alimentação inadequada pode desencadear enxaqueca

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:30

Reposição de nutrientes e reeducação alimentar ajudam no tratamento de enxaquecas relacionadas ao distúrbio alimentar

No Brasil, cerca de 20% da população sofre os infortúnios causados pela enxaqueca é o que revela a OMS (Organização Mundial da Saúde). Segundo o professor e médico ortomolecular, Dr. Marcos Natividade, muitas vezes as causas das dores são mais simples do que se imagina. Em grande parte, estão relacionadas à má alimentação.

A enxaqueca é uma dor de cabeça de origem vascular, provocada pela contração e dilatação dos vasos sanguíneos cerebrais. As causas são diversas e podem ser divididas em duas categorias: graves e leves. As graves são oriundas de tumores, hipertensão e doenças renais.

"Muitos pacientes me procuraram para tratar a enxaqueca, quando as causas mais graves já foram descartadas por outros especialistas. Nestes casos, muitas vezes, o problema tem relação com estresse, distúrbios digestivos e má alimentação, por exemplo", esclarece ou Dr. Marcos Natividade, graduado pela Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro (Uberaba - MG).

Tratamento Ortomolecular

Ortomolecular significa "molécula correta" e o tratamento consiste em repor os nutrientes (minerais, aminoácidos, vitaminas, proteínas) ausentes ou os que não estejam sendo absorvidos corretamente para combater e prevenir disfunções, reequilibrando o organismo. Segundo o especialista, o tratamento costuma ser dividido em quatro etapas:

1. Uso de lactobacilos especiais - diferente dos encontrados em iogurte para combate do intestino preso, e aminoácidos para ajudar a melhorar a absorção gastrointestinal, seguido de orientação alimentar;

2. Reposição de nutrientes detectados através de exames laboratoriais, da Avaliação Funcional e do exame do Fio de Cabelo;

3. Eliminação de substâncias tóxicas acumuladas no organismo;

4. Conscientização sobre a importância da prevenção.

Cuidados com a alimentação

Para que o tratamento ortomolecular tenha maior eficácia, é fundamental o comprometimento do paciente em seguir a reeducação alimentação aconselhada pelo médico. Também é importante evitar excessos na ingestão de:

Bebidas alcoólicas, especialmente as fermentadas; Cafeína; Chocolates; Enlatados; Frutas cítricas; Gorduras; Conservantes; Açucares, e etc. "Em parte, a boa saúde depende de nós. Uma alimentação saudável e balanceada acrescida de atividades físicas é um dos primeiros passos para quem quer prevenir doenças e garantir qualidade de vida e longevidade. Isso ajuda a evitar e combater não só enxaquecas, mas outras doenças também", finaliza.

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame