MENU

Saúde

8 alimentos que devem estar na despensa de quem vive sozinho

Para saber equilibrar as refeições, as nutricionistas Yareri Sandoval e Elizabeth Foz propõem oito produtos básicos para qualquer pessoa que vive sozinha e se preocupa em cuidar da saúde.

Fonte: GuiameAtualizado: quinta-feira, 12 de maio de 2016 12:08
Para saber equilibrar as refeições, as nutricionistas Yareri Sandoval e Elizabeth Foz propõem oito produtos básicos. (Foto: Reprodução)
Para saber equilibrar as refeições, as nutricionistas Yareri Sandoval e Elizabeth Foz propõem oito produtos básicos. (Foto: Reprodução)

Quem vive sozinho tem que lidar com a tentação de encher a despensa de doces, bolachas, salgados e outros itens altamente calóricos.

Para saber equilibrar as refeições, as nutricionistas Yareri Sandoval e Elizabeth Foz propõem oito produtos básicos para qualquer pessoa que vive sozinha e se preocupa em cuidar da saúde:

Verduras frescas: As verduras frescas não podem faltar, para casos de emergência tenha sempre uma bolsa de legumes congelado à mão. Já as frutas, sugerimos aquelas que melhor resistam ao tempo como maças, peras e uvas.

Queijo: O queijo é uma importante fonte de carboidrato, proteína e gordura; acompanhado de uma salada proporcionará um jantar nutritivo e completo.

Atum: O atum em água é um ingrediente muito versátil, além de ser uma das mais importantes fontes de proteína de uma dieta equilibrada. Ideal para comer misturado com legumes e maionese ou com macarrão integral.

Cereais integrais: Produtos a base de cereais integrais, como as massas de grãos inteiros, o arroz e os pães integrais.

Pão integral: Um pão integral com baixa caloria é uma importante fonte de fibra que ajuda na digestão e a manter uma alimentação nutritiva.

Verduras enlatadas: As verduras enlatadas podem ser uma opção, porém como contém uma grande quantidade de sódio (responsável pela hipertensão), recomendamos lavá-las bem antes de consumir para eliminar o excesso de sal.

Lácteos: Outros lácteos, como iogurte e o requeijão são uma ótima fonte de cálcio.

Gorduras boas: “Gorduras boas”, são cardioprotetoras e podem ser encontradas nas nozes, amêndoas, amendoim e azeites vegetais, como o azeite de oliva.

Outra recomendação muito importante, segundo as nutricionistas, é escrever seu cardápio diário em um caderno. Desta maneira, é mais fácil controlar a quantidade de alimentos consumidos por semana e realizar as compras de maneira responsável, evitando assim o desperdício de alimentos e o gasto desnecessário de dinheiro.

Cozinhar em casa é uma das melhores formas de começar a comer saudável. Por um lado, porque controla a quantidade de alimentos consumimos e por outro, porque medimos o tamanho da porção. Estas são pequenas mudanças que podemos realizar para incorporar hábitos saudáveis em nossa rotina.

Siga-nos

Mais do Guiame