Saiba como manter a higiene sem desperdiçar água

Lenços umedecidos,alcóol em gel,e xampu seco, são algumas das alternativas práticas de uma higiene pessoal para economizar água

Fonte: Guiame, com informações de: TerraAtualizado: terça-feira, 10 de fevereiro de 2015 13:18
higiene pessoal
higiene pessoal

Com a falta d'água, é preciso ficarmos conscientes para não contribuir com crise. Apesar de muitas pessoas não conseguirem se descuidar dos cuidados de higiene, algumas dicas substituem o uso da água com alguns produtos acessíveis no mercado.

“Higiene completa é com água e sabão mesmo. Mas temos bons substitutos que podem ser utilizados sem grandes prejuízos em tempos de escassez de água”, disse a dermatologista Carla Albuquerque. Não há desculpa para não se cuidar.  “A falta de higiene adequada pode facilitar infecções de pele como foliculites e micoses”, alertou a dermatologista Ana Paula Pierro, da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Os especialistas listam dicas:

Álcool em gel

Tanto o sabonete comum quanto o álcool em gel são eficazes para a limpeza das mãos, disse a médica Carla. Portanto, é uma alternativa viável. “A concentração do álcool deve ser de 70% para matar bactérias e vírus. Se a concentração for mais alta, o álcool perde sua função microbicida, pois ocorrerá apenas a desidratação da célula sem a destruição do microrganismo”, explicou Carla. No entanto, se houver sujeira aparente, é necessário apostar em água e sabão.

Lenços umedecidos

Lenços umedecidos também são uma possibilidade para a higiene pessoal. “Para sujeiras ‘pequenas’ e remoção de maquiagem. Portanto, face e eventualmente mãos, pés etc.”, comentou a dermatologista Carla.

Cabelos limpos

É possível lavar os cabelos com menos frequência do que se está acostumado, como em dias alternados ou a cada dois dias, segundo a dermatologista Ana Paula. “Mas quem tem o cabelo muito oleoso ou com dermatite seborreica (caspa) não consegue ficar muitos dias sem lavá-los. Pode usar xampu a seco e deve evitar passar a mão nos fios para diminuir a oleosidade”, recomendou. “Para reduzir o problema da oleosidade, evite xampus e cremes pesados, principalmente na raiz”, ensinou a dermatologista Carla.

Xampu a seco

Xampu a seco é uma boa pedida para driblar a oleosidade dos cabelos. Pode ser usado em dias alternados, ou seja, até três a quatro vezes por semana. “Mas vale lembrar que ele é só um ‘truque’ e de forma alguma substitui as lavagens. Tem substâncias que camuflam e absorvem a oleosidade (amido de alumínio octenilsuccinato), mas não limpa de fato como uma lavagem”, alertou Carla.

Feche a torneira

A regra é não desperdiçar água. Portanto, o banho deve ser rápido, priorizando as áreas do corpo com maior concentração de bactérias, como axilas, virilhas, genitais e pés, como informou a dermatologista Carla. “Enxágue o corpo, desligue o chuveiro, se ensaboe, ligue o chuveiro e enxágue rapidamente”, ensinou a dermatologista Ana Paula. Para quem está sem água na torneira, a mesma dica segue para o banho de “canequinha”.

Bom hálito

Nada de ficar sem escovar os dentes porque não tem água na torneira. A sua saúde e as pessoas que convivem com você agradecem pelo cuidado com a higiene bucal! O bochecho pode ser feito com um pouco de água num copo. Torneira aberta, nem pensar!

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame