Saiba como combater as manchas na pele de forma natural

Vinagre de maça, limão, aveia e leite são alguns dos alimentos naturais que removem as manchas da pele.

Fonte: Guiame, com informações de Melhor com saúdeAtualizado: quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015 13:40
manchas de pele
manchas de pele

Os cuidados com a pele levam as mulheres a investirem em cosméticos caros na tentativa de remover as manchas que aparecem com o tempo. O fato é que alguns produtos naturais se encarregam de combatê-la de forma simples e econômica.

Antes de combater as manchas, é importante prevenir que elas apareçam e seguir estas dicas para ter sempre uma pele lisa e jovem:

Não exponha sua pele ao sol em horários de pico
Use protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados
Evite fumar, já que este hábito contribui para o aparecimento das manchas
Mantenha o corpo e a pele hidratada, bebendo ao menos 8 copos de água por dia e usando um hidratante natural para a pele
Aposte em uma dieta saudável e balanceada, com muitas frutas e verduras ricas em vitaminas e minerais

Mesmo com todos os nossos esforços de prevenção, é difícil manter a pele completamente livre de manchas ao longo dos anos, mas felizmente existem maneiras simples de combatê-las usando apenas ingredientes naturais que já fazem parte do nosso dia-a-dia:

1. Suco de limão
Usar suco de limão é uma dica amplamente conhecida para reduzir as manchas na pele. A acidez natural da fruta e a presença de vitamina C são capazes de clarear manchas escuras após algumas aplicações.

Lembre-se de espremer o suco do limão no momento em que for usá-lo, e não usar sucos prontos comprados no supermercado, já que eles contêm outras substâncias que podem inclusive prejudicar a pele.

A receita é muito simples. Basta espremer o suco de um limão e aplicá-lo com um cotonete na região das manchas. Outra opção é fazer uma máscara de suco de limão e mel e aplicar no rosto. Em ambos os casos, deixe agir por alguns minutos e enxágue com água fria.

2. Aloe vera
Aloe vera, também conhecida como babosa, é um dos maiores presentes da natureza para a nossa pele. Ela tem propriedades antissépticas, analgésicas e calmantes, além da capacidade de hidratar a pele de forma natural.

Ela ajuda a reduzir a hiperpigmentação e clarear manchas decorrentes da exposição ao sol ou envelhecimento precoce, além de ser eficaz contra marcas e cicatrizes causadas pela acne.

Uma maneira de usá-la no tratamento da pele é simplesmente aplicar o gel na região a ser tratada, diretamente sobre as manchas, massageando suavemente e deixando agir por alguns minutos antes de enxaguar.

Se quiser fazer uma máscara, você pode misturar aloe vera e mel ou até aloe vera e suco de tomate. Aplique na pele e massageie por cerca de dois minutos. Depois deixe a máscara agir e enxágue com água fria para fechar os poros.

3. Vinagre de maçã
O vinagre de maçã possui alfa-hidroxiácidos, uma substância comumente adicionada a produtos caros para a limpeza e tratamento da pele. Ele ajuda a remover a camada de células mortas e mostrar a pele jovem que existe sob ela.

Ele também ajuda a clarear manchas, desbloqueia os poros e permite que a pele respire normalmente, além de apresentar propriedades antibacterianas que previnem a acne e infecções na pele.

Se usado em sua forma pura, o vinagre de maçã pode arder um pouco, portanto a sugestão é diluir uma colher de vinagre em três colheres de suco de laranja, que contém vitamina C. Aplique no rosto e deixe agir até que a pele fique seca, e enxágue normalmente.

4. Aveia e leite
A textura da aveia faz dela um ótimo esfoliante natural, que permite remover células mortas e substituí-las para obter uma pele jovem e saudável.

Ela também ajuda a reduzir a oleosidade, previne a acne e possui propriedades umectantes, fazendo com que a pele retenha a umidade e se mantenha hidratada por mais tempo.

Para obter efeitos ainda melhores, faça uma máscara combinando aveia e leite, ou iogurte. O ácido láctico presente nestes alimentos reduz a pigmentação e clareia as manchas e o tom da pele de forma natural.

Simplesmente misture os dois ingredientes e aplique a máscara no rosto e no pescoço, massageando suavemente para fazer uma esfoliação e deixando agir por alguns minutos. Use uma toalha com água morna para remover a mistura e enxágue com água fria.

 

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame