Pele, cabelos e lábios

Pele, cabelos e lábios

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:58

Para manter a saúde da pele sob o sol, não existe mágica: é preciso beber bastante água e proteger a pele contra os raios ultravioletas. O que as pessoas geralmente esquecem é de incluir cuidados antes e depois da exposição solar. Por isso, buscamos recomendações dermatológicas e sugestões de cosméticos que vão deixar sua pele, seus cabelos e lábios livres dos malefícios do verão.

Corpo bem cuidado

O dermatologista Marcelo Bellini sintetiza os cuidados na conservação da pele em duas palavrinhas: esfoliação e hidratação. "São palavras de ordem para quem quer guardar apenas as boas lembranças do verão", sentencia.

A esfoliação deve ser feita uma vez por semana e o recomendável é que se escolha um produto com partículas mais finas para não machucar. Com a pele limpa, espalhe o produto pelo corpo, sem usar força, fazendo movimentos circulares de baixo para cima. Enxague com muita água. Em seguida, passe um pouco de óleo para banho no corpo inteiro e entre na ducha rapidamente, apenas para tirar o excesso. Use uma toalha felpuda para se secar, mas sem esfregar: apenas dê leves tapinhas para tirar a água.

Quanto à hidratação, ela deve ser feita após o banho. Procure na fórmula dos produtos ativos como ureia, glicerina, aloe vera, vitamina E ou óleos essenciais. Esses nutrientes equilibram a umidade cutânea, hidratam e protegem. "Hidratação nunca é demais, por isso, tenha sempre um hidratante na bolsa. Abuse das loções pós-sol, que acalmam e hidratam a pele. As loções iluminadoras intensificam a beleza da cor, são umectantes e protetoras", ensina Bellini.

Proteção solar

A pele é o maior e um dos mais importantes órgãos do nosso corpo. Por isso, merece atenção especial. Obviamente, o produto mais eficiente para a sua proteção é o bloqueador solar. No rosto, Bellini recomenda FPS mais elevado, de 45 ou 60. "Há protetores com toque seco, efeito mate, controle de oleosidades e também aqueles que combinam hidratantes e antioxidantes", lembra. Para o corpo, é permitido fator menor: 30 a 45.

Hidratação é fundamental

As fórmulas com ureia e ácidos graxos, que mimetizam a composição da pele, segundo o dermatologista, são as mais indicadas. Devem ser fáceis de espalhar e ter rápida absorção. Recomenda-se que, para mãos e pés, se usem cremes hidratantes mais potentes, contendo ureia em concentrações elevadas (20%), glicerina e lanolina, assim se evitam ressecamentos e rachaduras.

Rosto

Mais um item para a sua nécessaire: hidratante facial. Escolha os ricos em vitaminas C e E, antioxidantes (ácido ferúlico ou Coffeskin) e firmadores (Densiskin, Renovhyal). Lembre-se de que o produto deve ser compatível com o seu tipo de pele: gel creme ou oil free para as mistas, géis ou séruns para as oleosas, creme ou loção para as secas. Caso viaje para local ensolarado, é necessário suspender os ácidos retinóico, glicólico, mandélico e outros.

Para quem gosta de sabonete líquido, Bellini lembra: "O pH deve ser observado e é importante comprar produtos hipoalérgicos, com substâncias hidratantes que diminuem perdas e repõem o manto lipídico". Importante não deixar os demaquilantes de lado. Para peles oleosas, versão em mousse ou gel. Leite de limpeza para as mistas e creme para as secas. Dormir de maquiagem, nunca!, especialmente na estação mais quente do ano.

Lábios

Bastante sensível, a boca merece atenção especial. Bellini sugere hidratante labial para uso noturno à base de Densiskin, Matrixyl (firmadores), NMF, ceramidas (hidratantes) e licochalcone e glicerina. O protetor labial, claro, deve estar sempre à mão. Não existem grandes recomendações, o importante é que ele tenha consistência agradável - pode ser bastão ou creme.

Ah, importantíssimo: não se esqueça de incluir na nécessaire acessórios como pinças, tesouras, cortadores de unhas, lâminas de depilação, algodão e curativos adesivos.

Cabelos

Quer manter as madeixas lindas, apesar do sol, praia, água de piscina e poluição? Adquira hidratantes formulados com bio-restore, ceramidas, manteiga de karité, lunamatrix e lanolina. Esses nutrientes promovem a blindagem, revitalizam e combatem o envelhecimento precoce dos cabelos. Importante usar xampu antirresíduo uma vez por semana. Ele evita o build up, ou seja, a sobreposição de substâncias como cremes, condicionadores e leave-in.

Para os xampus comuns, escolha os que tenham pH semelhante ao do couro cabeludo, (em torno de 5), a fim de evitar irritações e sensibilidades, e manter as propriedades dos fios. Ao pentear, apenas pentes de madeira ou osso (com dentes largos) porque eles reduzem a eletrostática. Nunca utilize pentes de plástico, que aumentam a quantidade de fios eriçados. Reduza o uso de chapinha ou secador.

Leave-in não pode faltar, principalmente os ricos em silicones, queratina, aminoácidos, Bio-restore, manteiga de Karitê e manteiga de Illipê. Ricardo Moreno, hairstylist e consultor da Embelleze, reforça: "No nosso clima tropical, a necessidade de lavar o cabelo todo dia é real, porque com a transpiração a raiz fica mais oleosa. Em função desse hábito, deve-se repor aos fios a quantidade de lipídios que é retirada na hora de lavar".

A consultora técnica da Embelleze, Solange Peixoto, complementa: "Todo cabelo necessita de cuidados especiais, principalmente para quem gosta de frequentar praias e piscinas. Fazer hidratações semanais com cremes de tratamento é fundamental, já que nessa época do ano o cabelo fica mais exposto ao sol e, portanto, mais frágil".

Conferência Voz dos Apóstolos - Inscreva-se!
Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame