Está com medo de arriscar nos batons escuros? Maquiadora explica como usar

Os batons em tons pretos e azuis fazem a boca de muitas mulheres e marcam tendência nas passarelas, como adiantaram os beauty artists na SPFW.

Fonte: Guiame, com informações de DaquidaliAtualizado: sexta-feira, 13 de maio de 2016 12:15
Os batons em tons pretos e azuis fazem a boca de muitas mulheres e marcam tendência nas passarelas. (Foto: Solandzh/Thinkstock)
Os batons em tons pretos e azuis fazem a boca de muitas mulheres e marcam tendência nas passarelas. (Foto: Solandzh/Thinkstock)

Sempre foi assim, e sempre será: a estação mais fria do ano pede cores intensas e sóbrias — e isso também serve para o make. Os batons em tons pretos e azuis fazem a boca de muitas mulheres e marcam tendência nas passarelas, como adiantaram os beauty artists na SPFW.

“Tons mais frios, como é o caso dos pretos e azuis, combinam mais com esse momento, enquanto os tons mais abertos e vivos são a cara do verão”, explica a maquiadora Ana Paula Basílio.

Por outro lado, aderir a um estilo tão inusitado nem sempre é tão simples. Por isso, veja as dicas da maquiadora:

Espessura dos lábios

“As cores muito escuras valorizam os lábios médios e grossos, que ficam bem realçados com a produção. Já os lábios mais finos acabam ainda mais diminuídos”, diz Ana Paula. Mas quem não tem um bocão não precisa ficar de fora. De acordo com a maquiadora, esse tipo de lábio ganha muito se for pintado de rosa pink, vermelho-cereja e tons que puxem mais para o roxo.

Aplicação

Por sua cor intensa, batons escuros exigem um acabamento perfeito. “Aplique corretivo em todo o lábio e ao redor dele também, o que ajuda na fixação. Depois, faça o contorno da boca com um pincel e, por fim, aplique o produto no centro. Se for preciso, você pode usar uma haste flexível para contornar os lábios com mais corretivo”. Também é importante levar o batom na bolsa e retocar o produto sempre que necessário.

Batom matte ou cremoso?

Para investir nesse make, o ideal é usar batons mais secos, com textura matte. “Os produtos mais líquidos e cremosos podem escorrer e piorar o acabamento, especialmente se a mulher tiver muitas linhas de expressão”, explica Ana. Além disso, o batom matte dura mais, por isso a maquiadora aconselha: “Para evitar um aspecto tão seco, você pode passar uma camada do matte por baixo e dar um toque com um produto mais cremoso ou brilhante no centro dos lábios”.

E o restante?

Para quem tem o receio de exagerar no restante da maquiagem por causa da boca escura, a especialista sugere: “Uma sombra iluminada com delineador marcado embaixo e em cima, levemente esfumado, dá uma cara rock’n’roll, consegue dar uma luminosidade e levantar o olhar. Outra opção é ousar e fazer um olho mais chamativo, trazendo cor. Por exemplo, combinar uma sombra roxa com um batom azul”.

Estilo é fundamental

Embora a maioria das mulheres tenha entrado nessa tendência, Ana Paula conta que é importante ter estilo próprio e saber sustentar essa moda. “Quando o assunto é maquiagem, você tem que se achar e ver o que combina com você”.

Siga-nos

Mais do Guiame