Conheça oito benefícios do hidratante facial além dos que já conhece

Dermatologista revela quais as vantagens e indicações de cosmético para cuidar da pele

Fonte: Guiame, com informações de Minha VidaAtualizado: quinta-feira, 24 de setembro de 2015 12:17
Hidrante facial
Hidrante facial

Além da importância de passar o protetor solar para evitar doenças de pele e o envelhecimento precoce, o uso de hidratante também possui seus benefícios. O cosmético possui em sua formulação fator de proteção ao sol (FPS), capaz de fazer muito mais pela sua pele do que simplesmente deixá-la macia e com o toque aveludado.

Quem tem o hábito de passear hidratante fácil diariamente, está se prevenindo contra rugas, flacidez, manchas e o envelhecimento precoce.

A dermatologista, Carla Albuquerque, lista oito motivos para não deixar de usar esses cremes.

Evitar o ressecamento

A pele seca e desidratada é opaca, áspera, sem elasticidade e com tendência à descamação. Aquelas pequenas rugas e linhas finas de expressão também ficam mais evidentes quando a pele está ressecada. O hidratante mantém a sua umidade e acrescenta nutrientes importantes para a revitalização e regeneração do tecido. "Além disso, quando está seca, a pele pode ter a sua função de proteção comprometida, favorecendo doenças e infecções", acrescenta a dermatologista.

Proteger contra a poluição

Os hidratantes que são enriquecidos com substâncias antioxidantes na formulação, tais como as vitaminas C, E e coffeberry podem ajudar a neutralizar os radicais livres e diminuir os danos oxidativos causados pela poluição.

Hidratante de pelePrevenir manchas

Uma das principais causas das manchas na pele é a exposição excessiva e inadequada à radiação solar. "Os hidratantes que contém FPS e ativos clareadores na sua composição podem ajudar não só a prevenir manchas, como a clareá-las", diz Carla Albuquerque. Além do mais, o hidratante protege e mantém as propriedades da pele, dando a ela mais força para se reparar.

Melhorar a luminosidade

Uma nutrição adequada devolve viço à pele. Quando está desidratada, a pele geralmente fica opaca, áspera, sem vida. "Quando recuperamos a hidratação, através da aplicação de um bom hidratante, melhoramos seu aspecto, com consequente melhora da sua luminosidade", explica a dermatologista.

Afastar o envelhecimento precoce

O processo de envelhecimento está ligado a perda gradativa da hidratação natural da pele. "Com o hábito de hidratar a pele regularmente, nutrimos as células e podemos retardar ou pelo menos minimizar esse processo", afirma Carla. As versões com filtro solar também protegem contra a radiação solar, evitando as manchas, flacidez e rugas características do fotoenvelhecimento.

Controlar o brilho e a oleosidade

Existem no mercado hidratantes com ativos que ajudam a controlar o brilho e oleosidade. São produtos que possuem o chamado efeito matte ou matizador. As formulações específicas para a pele oleosa também controlam a produção de sebo por causa dos seus princípios ativos, tais como o ácido azeláico e glicólico.

Dar mais tônus à pele

Alguns hidratantes acrescentam na sua formulação ativos como o THPE, que conferem o efeito "lifting" e ajudam a melhorar o tônus da pele, dando mais firmeza.

Proteger contra a radiação solar

Hidratantes com filtro solar ajudam a proteger a pele contra a radiação UVA e UVB, grandes responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e, nos casos mais graves, o câncer de pele. O raios nocivos destroem as fibras de colágeno da pele, responsáveis pela firmeza e elasticidade, favorecendo manchas, rugas e flacidez.

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame