Conheça a diferença entre tônico, demaquilante e leite de colônia

Conheça a diferença entre tônico, demaquilante e leite de colônia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:00

Se engana quem pensa que tônicos, demaquilantes e leite de colônia agem do mesmo jeito na pele. Os três cosméticos têm funções e proporcionam resultados diferentes na saúde e aspecto do rosto. De acordo com a coordenadora do ambulatório de cosmiatria da Unicamp, Raquel Tancsik Cordeiro, o leite de colônia pode ser considerado um tônico também. Entretanto, "estes produtos devem ser usados com cuidado, pois muitas vezes contêm álcool na sua formulação, que pode ressecar e irritar a pele". Nem sempre são necessários e recomendados.

Tônicos têm a função de realizar uma limpeza mais profunda da pele, além de prepará-la para receber outros cosméticos. Segundo a esteticista e massoterapeuta Viviane Esteves, o uso do tônico deve sempre estar relacionado ao do sabonete ou emulsão de limpeza: "feita com algodão, esta etapa limpa mais profundamente, complementa o hábito de lavar o rosto e também remove resíduos destes produtos da pele", diz.

A esteticista Marina Soares Fressato também explica que após o uso de produtos higienizantes, a pele fica levemente ácida. O tônico vem justamente para reequilibrar o pH da pele, antes que receba tratamentos de hidratação, nutrição e rejuvenescimento. Ela recomenda o uso de loções tônicas todos os dias, após lavar o rosto pela manhã e pela noite, sempre antes da aplicação de cremes e filtro solar para que não prejudique seus princípios ativos.

O tônico adstringente ajuda na prevenção do aparecimento de cravos e espinhas, pois favorece limpeza mais profunda dos poros. Entretanto, fórmulas que contém álcool tendem a ressecar a cútis e despertar um processo inverso de aumento na produção de oleosidade natural da pele, como forma de compensar o desequilíbrio.

Sono sem maquiagem

Demaquilantes são os produtos utilizados pra retirar maquiagem. E, de acordo com a dermatologista, nem sempre são tônicos. A etapa da tonificação não anula a necessidade do demaquilante, que contém ingredientes específicos para agir na solubilização dos ingredientes da pintura. Entretanto, a remoção de produtos a prova d'água é mais eficiente com o uso de óleo bifásico.

A maquiagem não deve ficar por muito tempo na pele porque pode causar irritações, além de obstruir os poros dificultando a respiração. Isso favorece o aparecimento de cravos e espinhas, além de deixar a pele com uma aparência envelhecida e cansada. Vale a pena recorrer aos demaquilantes não só à noite, mas também durante o dia, ao retocar pintura.

É sempre importante lembrar de estender todos os cuidados que se tem no rosto à região do pescoço, que também fica exposta e suscetível ao envelhecimento precoce.

O colo também, em alguns casos, merece receber esta limpeza mais profunda se tiver recebido qualquer dose de corretivo para pele, base ou pó compacto.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

Fé para o Impossível

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições