Confira o passo a passo de uma massagem relaxante para os pés

Método possui grandes benefícios. Podóloga consultora da MIP Brasil Farma, Cláudia Andréa Olindino, de como massagear os pés para resultados visíveis.

Fonte: Guiame, com informações de Agência ComunicadoAtualizado: quarta-feira, 16 de setembro de 2015 15:52
massagem para os pés
massagem para os pés

Depois de um dia ou semana exaustivos, os pés merecem uma atenção especial. Eles nos sustentam o dia todo e para ficarem bonitos e saudáveis, precisam de cuidados e “mimos”. Além de descansar os pés e deixá-los mais relaxados, o ato de massagear os pés traz vários benefícios. 

Segundo Cláudia Andréa Olindino, podóloga consultora de Footner, da MIP Brasil Farma (Mipbrasilfarma.com.br/footner), o ideal, antes de começar a massagear os pés, é deixá-los de molho em um recipiente com água morna. “Basta deixá-los de molhos por 15 minutos. Isso é importante para já relaxar e aquecer a musculatura, o que potencializará os efeitos da massagem”, explica. 

Se há alguém que possa fazer a massagem, melhor ainda, mas a podóloga Cláudia Andréa Olindino garante que a própria pessoa, exceto se tiver alguma limitação física, consegue massagear as plantas dos pés e ter bons resultados. “Escolha um dos pés e apoie-o sobre o joelho da outra perna, virando a sola para você”, ensina. Dessa maneira, é possível fazer todos os movimentos da massagem. Depois, faça o mesmo no outro”.

Para facilitar o deslizar de mãos e dedos e deixar a massagem mais relaxante, é indicado usar um creme específico para a área dos pés como, por exemplo, o creme reparador ou a espuma hidratante Footner. “Assim, é possível aproveitar a massagem para hidratar as áreas endurecidas do pés, como calcanhares e extremidade dos dedos. É uma maneira de cuidar e relaxar ao mesmo tempo”, avalia a podóloga Cláudia Andréa Olindino.

Com auxílio do hidratante, massageie com seus polegares a sola dos pés. Faça movimentos de pressão circulares e massageie os dedos, mexendo-os para frente e para trás. Depois desça e, com a palma da mão, massageie a região do calcanhar. 

Outra dica importante é puxar, de maneira delicada, os dedos dos pés para cima. “Isso alonga a fáscia plantar”, explica. Também flexione os dedos para baixo para alongar o tornozelo. Depois, basta repetir o procedimento no outro pé.

De acordo com a podóloga, uma simples massagem diária já traz diversos benefícios, como o controle do estresse, combate à insônia, cansaço e ansiedade. 

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