Ovo: opção inteligente

Ovo: opção inteligente

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 10:10

Ele já foi considerado o vilão da história, responsável pelo aumento do colesterol e suas consequências. Recentemente, foi absolvido e voltou balanceada. O ovo é um alimento com diversos nutrientes a fazer parte de uma alimentação essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo: vitaminas A, B e D, além de ferro, fósforo, zinco e selênio.

Outro destaque é sua grande quantidade de colina, um nutriente essencial principalmente para as grávidas, pois se relaciona com o desenvolvimento cerebral e celular, sendo importantíssimo neste período em que a mulher está gerando um novo ser.

Emagrece e sacia o apetite

Um estudo realizado com mulheres na Universidade de Louisiana, nos Estados Unidos, mostrou a relação do consumo de ovo com a perda de gordura, inclusive abdominal. Para as que consumiam ovos, a redução foi 83% superior. Além disso, estas mulheres mostraram muito mais energia em relação às que não consumiam ovos.

Outro estudo, realizado na Wane State University, em Michigan (EUA), mostrou que enriquecer o café da manhã com ovo deixa você com menos fome nas próximas refeições. Com isso, o consumo de calorias é menor até o fim do dia.

Nutritivo e saboroso

O ovo pode ser consumido de diversas formas: frito, cozido, omelete, mexido ou enriquecendo alguma receita, como bolos, molhos, pães, suflês etc. Ele é um dos alimentos mais nutritivos da natureza e excelente fonte de proteína de alta qualidade. Quase todos os nutrientes de que o corpo necessita podem ser encontrados no ovo. "Ele possui 13 vitaminas essenciais, além de minerais, proteínas de alta qualidade e antioxidantes. Tudo isso com apenas 70 calorias. O pacote de benefícios do ovo é extenso. Ele é uma escolha nutritiva. A ciência afirma: 'o ovo é benéfico à saúde'", explica Gislenne Rocha, nutricionista do ABC Paulista.

Ovo aumenta o colesterol?

"De jeito nenhum. Um estudo recente mostrou que esta crença popular não tem fundamento. O ovo não provoca aumento de colestrol por si só. A quantidade de colesterol presente nos ovos não pode ser considerada a causa da elevação do colesterol. Alguns outros hábitos, como o consumo excessivo de gordura saturada e trans, consumo excessivo de álcool, fumo, falta de atividade física, são de fato relacionados ao aumento do colesterol", explica Raquel Pegoraro, nutricionista de São Paulo. Gislenne Rocha cita outros estudos que sugerem o consumo de pelo menos um ovo por dia, podendo ser até dois, sem afetar a concentração de colesterol sanguíneo.

Bom substituto

O ovo pode substituir qualquer carne, seja branca ou vermelha, pois é uma proteína do mesmo grupo destes alimentos, ou seja, possui composição nutricional semelhante. Um ovo de 50g tem aproximadamente 74kcal. Não há nenhum problema em consumir ovos todos os dias e também não há nenhuma restrição semanal.

Mas, como todo alimento em excesso, ele também engorda. "A dica é sempre consumir a porção adequada a cada necessidade energética. Pensando em uma dieta de 2 mil calorias, o consumo de dois ovos no almoço, por exemplo, é o ideal", explica Raquel Pegoraro.

Salmonela: previna-se!

· Compre sempre ovos com a casca intacta e limpa;

· Respeite a data de validade;

· Não lave os ovos antes de colocá-los na geladeira para sua conservação;

· Não quebre o ovo nas bordas dos recipientes onde eles serão colocados;

· Não separe as claras das gemas com a própria casca do ovo;

· Não deixe os ovos, nem os alimentos que contenham ovo, mais de duas horas à temperatura ambiente.

Receitas apetitosas com ovo

Pizza de ovo rápida

2 colheres (sopa) de óleo 2 ovos Molho de tomate Mozarela fatiada a gosto Presunto fatiado a gosto Pimentão fatiado Cebola Tomate Azeitonas Azeite de oliva Orégano Bata os dois ovos em um copo grande. Depois despeje-os sobre uma frigideira média, com o óleo já quente, com sal a gosto. Espere até tomar consistência de massa de pizza, abaixe o fogo até o ovo ficar seco, mas não deixe queimar. Quando estiver seco, apague o fogo e coloque um pouco de molho de tomate. Em seguida, coloque as fatias de queijo por cima e o presunto. Arrume as verduras por cima, coloque o azeite e o orégano e volte a esquentar em fogo baixo, de preferência com uma tampa.

Salada de ovos

- 6 ovos - 3 colheres (sopa) de maionese - 3 colheres (sopa) de ketchup - 1 colher (sopa) de mostarda - 1 iogurte natural - Sal - Molho inglês Cozinhe muito bem os ovos e descasque-os. À parte, faça o molho com os outros ingredientes. Corte os ovos ao meio, arrume-os em um refratário e jogue o molho delicadamente por cima. Leve à geladeira por pelo menos 30 minutos antes de servir.

Canapés de espinafre com ovo cozido

10 fatias de pão de forma sem casca ou 40 mini torradas (cortar os pães em 4) 1 maço de espinafre fresco 5 ovos cozidos 2 dentes de alho amassados ½ cebola triturada 3 colheres (sopa) de azeite Cozinhe os ovos, descasque e reserve. Corte os pães de forma em quatro partes e reserve. Refogue o alho e a cebola no azeite e em seguida acrescente o espinafre. Deixe murchar e desligue o fogo. Coloque uma pequena porção do espinafre em cada canapé e por cima um pedaço de ovo cozido cortado em formato de meia lua. Sirva em seguida.

Ovo frito sem óleo

1 ovo 3 cogumelos cortados em lâminas  3 bolinhas de mozarela de búfala cortadas e deixadas um pouco na peneira para cair a água 2 fatias de peito de peru picadas ½ tomate ½ colher (sobremesa) de manteiga light Cebola e pimenta branca a gosto Sal 1 frigideira pequena com teflon Coloque na frigideira a manteiga light e a cebola e deixe-a murchar, mas não frite até ficar escura. Coloque o tomate picado e acrescente água até a metade da frigideira. Quando ferver, quebre o ovo dentro e deixe cozinhar. Quando estiver quase no ponto que preferir, coloque os cogumelos, a mozarela de búfala e o peito de peru.

Omelete de banana

6 ovos 1 xícara de leite 1 colher (café) de amido de milho 2 colheres (sopa) de margarina 2 bananas médias Açúcar e canela para polvilhar Bata as claras em neve. Junte as gemas e o leite com o amido de milho nele dissolvido. Misture. Numa frigideira grande, derreta a margarina e coloque a mistura. Quando estiver dourada por baixo e ainda mole por cima, arrume as fatias de banana, que devem ser cortadas bem finas. Dobre a omelete e sirva com açúcar e canela.

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame