Mãe e filha preservam autenticidade de um bistrô francês em São Paulo

Mãe e filha preservam autenticidade de um bistrô francês em São Paulo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:24

Mulheres francesas durante a segunda guerra mundial abriam suas casas para vender refeições caseiras como uma fonte de renda. Assim nasceram os bistrôs, que tem a inspiração parisiense, o clima aconchegante e familiar como personalidade típica desses pequenos ambientes. E o Voilà bistrô, em São Paulo, é exemplo disso.

Sob nova direção da mãe e filha Kenya e Ana Paula Pavan, o estabelecimento evidencia o conceito de um tradicional bistrô. Um atendimento caloroso e convidativo que serve o charme da cozinha artesanal francesa.

Considerado um achado pelos novos frequentadores, o Voilà pode atender quem busca o tradicional e o mais elaborado da cozinha francesa. As entradas, pratos, sobremesas, sanduíches e aperitivos do Chef Gustavo Maia são apresentados na diversidade certa. Para jantar ou petiscar, a noite é bem romântica no Voilà, à luz de velas e música ambiente. As mesas na calçada também inspiram um vinho branco refrescante nas noites de calor.

A carta de vinhos engloba uma seleção dos 40 melhores rótulos e podem acompanhar os itens que vão da entrada à sobremesa. Para começar, o couvert com 5 diferentes tipos de pães feitos na própria casa são de desmanchar na boca: entre pesto, focaccia, cebola, calabresa e queijo esses pãezinhos caseiros são servidos com pastas como a de manteiga com ervas e o patê de chévre. A Salada de folhas com carpaccio de abobrinha e o queijo Chévre envolto no presunto Parma com balsâmico reduzido é uma ótima opção de entrada ou para quem optar por algo mais leve.

Se a vontade é de comer algo mais prático ou rápido, o bistrô oferece o Panini de filet mignon, com shitake e mussarela de bufala no pão gratinado acompanhado de salada, além dos tradicionais Croque-Madame e Croque-Monsieur. Os sanduíches são uma boa pedida para quem quiser tomar uma cerveja ou um suco, assim como os mini pastéis de queijo brie acompanhados de geleia de pimenta e de damasco conseguem ser simples e extremamente saborosos.

Dos pratos elaborados, um dos destaques é o Confit de pato caramelizado com molho de licor de Cassis e amêndoas, trifásico de gelatina de pato com cogumelos e foie grás, acompanhado de batatas selvagens. Das carnes mais fortes, o Carré de cordeiro assado em crosta de ervas com couscous marroquino, mini cebolas glaceadas, aspargos verdes grelhados e gelatina de menta no molho de Cognac. Dos Mignons, o que chama atenção é o Mignon de porco na manteiga de gengibre e alho ao ponto rosado que combina um purê de berinjela, batatas selvagens e molho balsâmico.

Se a pedida é a carne branca, os deliciosos Camarões rosas e vieiras grelhados, pupunha salteado com shitakes e aspargos grelhados em vinagrete de laranja e capim limão ou o Pescado do dia (sempre branco e de mar), com cogumelos e abobrinha na manteiga de sálvia, juliennes de legumes, gratin de batatas e molho de Limoncello, apresentam combinações harmoniosas e saudáveis.

As sobremesas do Voilà são a "cereja do bolo" ou melhor, o crème brûlée da casa. As apresentações artesanais dão pena de desfazer mas ao experimentar, acabam num frenesi. Além do próprio Crème Brûlée tradicional, os Quenelles de chocolate com crème anglaise e crocante de massa philo são de encantar. Os Crêpes flambées au Cognac, acompanhados de calda de morango são ótimos para quem quer variar do chocolate.

Conferência Voz dos Apóstolos - Inscreva-se!
Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame