Descubra qual é a sobremesa campeã do Brasil

Descubra qual é a sobremesa campeã do Brasil

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 10:13

Nada de doces calóricos. Para finalizar uma refeição, a maioria dos brasileiros vai de fruta. Ficou surpreso? Pois esta é a revelação de uma pesquisa da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), realizada entre abril e julho de 2010 e divulgada nesta semana.

Dentre todos os entrevistados durante o estudo, 26% afirmaram optar por uma singela fruta após as refeições. O segundo lugar ficou com o chocolate, com 13%. Logo atrás veio a gelatina, com 10%.

A pesquisa foi feita com 2.700 adultos entre 18 e 30 anos. Quase metade dos entrevistados, 48% respondeu que não vê nenhum proplema em consumir sobremesas.

O presidente da Abran, o nutrólogo Durval Ribas Filho, explica que as preferências mudam de acordo com a região.

- Em Minas Gerais, por exemplo, a sobremesa mais consumida é o doce de leite. Já em São Paulo, onde as pessoas estão mais preocupadas com o peso, a fruta ficou no topo.

Outras constatações interessantes traçaram o perfil dos brasileiros em relação aos doces. O clima quente do cerrado, por exemplo, faz do sorvete o doce favorito dos goianos. Já no Maranhão, 42% da população opta pelas frutas, que são abundantes  no local.

Sobremesa X Dieta

A partir das informações coletadas, os pesquisadores apontam a relação entre satisfação com o peso e consumo de sobremesa. Mais de 52% das mulheres demonstraram vontade de perder peso. Já entre os homens, o número cai para 33%. A maioria dos entrevistados afirmou que, quando quer emagrecer, costuma suspender o doce ou a fruta após as refeições.

A pesquisa mostrou ainda que quem não briga com a balança come menos durante as refeições e mais vezes ao dia. Isso corresponde a cerca de 28% da população.

- Quanto maior o fracionamento das refeições, maior a satisfação com o peso. Quem deixa para comer mais quantidade no período noturno costuma estar menos satisfeito com a balança.

Ribas explica que a vontade de comer doces já surge na gestação. O responsável é o líquido amniótico, que envolve o feto no útero materno e tem sabor adocicado.

O nutrólogo aponta as frutas como melhor opção de consumo, já que os açúcares refinados, presentes nos doces preparados na cozinha de casa e também nos industrializados, podem aumentar a incidência de doenças cardiovasculares e diabetes.

Siga-nos

Mais do Guiame