Deixe o cheesecake mais saudável usando queijo de soja na receita

Deixe o cheesecake mais saudável usando queijo de soja na receita

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 10:05

No Brasil, quando se fala em tofu, a primeira coisa que vem à cabeça de muita gente é o sabor pouco agradável da iguaria - uma espécie de queijo feito com leite de soja que faz muito sucesso nas mesas dos japoneses. Mas será que esse alimento só cai bem com molho shoyu?

A resposta quem dá é o chef Ivalmir Barbosa, professor do centro de hotelaria e turismo do Senac Pernambuco. Criativo, ele combinou massa de pão-de-ló com recheio de tofu e cream cheese, além de calda de frutas vermelhas, para fazer um cheesecake mais saudável, leve e, acredite, muito saboroso.

Geralmente, o cheesecake é feito com base de biscoito e recheio que leva ricota, requeijão cremoso, cream cheese ou queijo do tipo cottage.

Segundo Barbosa, o processo de fabricação do tofu, a partir do leite de soja, é bastante similar ao da produção do queijo de leite de vaca. Portanto, suas texturas são parecidas.

- Optar pelo tufu no cheesecake é uma forma de deixar a receita menos calórica.

De quebra, o tofu é um aliado da saúde feminina. Por sua alta concentração de fitormônios (substâncias bastantes similares aos hormônios femininos), previnem a formação de tumores de mama.

Outra novidade na criação de Barbosa é a massa de pão-de-ló, em vez do tradicional biscoito doce de amido de milho. Para quem prefere a base tradicional, basta misturar bolacha com margarina ou manteiga sem sal.

- O cheesecake pode ser servido com a calda de frutas vermelhas fria ou quente, mas a segunda opção deixa o sabor da sobremesa mais apurado.

Experimente:

Ingredientes

Massa

500 g farinha de trigo 300 g de açúcar 5 ovos

Recheio

disco de 22 cm de diâmetro 3 ovos 150 g de açúcar

Creme

500 g de tofu 500 g de cream cheese 300 g de geleia de frutas vermelhas

Modo de preparo

Para a massa, bata as claras em neve na batedeira e junte as gemas (uma a uma_. Para cada gema, adicione uma colher (sopa) de açúcar. Com uma colher, misture a farinha de trigo aos poucos.

Unte a forma com margarina e polvilhe com farinha de trigo. Leve a massa ao forno em temperatura moderada por três minutos (até branquear). Coloque a base em uma forma de fundo falso untada. Reserve.

Para o recheio, bata os ovos com o açúcar aos poucos. Quando formar uma massa bem fofa, acrescente (em velocidade baixa da batedeira) o tofu e o cream cheese.

Depois, coloque esse creme sobre a massa do pão-de-ló e leve ao forno preaquecido por dez minutos (em temperatura baixa). Deixe assar por uma hora em fogo brando.

Deixe esfriar e leve à geladeira por alguns minutos.

Desenforme e coloque a geleia de frutas vermelhas.

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame