Planos para 2009

Planos para 2009

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:31

Fl 3.13,14: "Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus" .

Ano novo é sinônimo de recomeço. Quantas vezes nos pegamos fazendo planejamentos, muitos dos quais jamais se realizarão. Queremos um futuro melhor do que passado.

Nosso destino não está totalmente fora de nosso controle, nem totalmente dentro de nosso controle. Nosso futuro é formado pela junção das nossas decisões, das decisões dos outros e dos eventos da natureza, excetuando as intervenções sobrenaturais de Deus, é claro.

Para minimizar os problemas da parte de meu destino que eu controlo, tento seguir os seguintes conselhos:

1- Planejo ser uma pessoa dedicada ao Senhor, na leitura da Bíblia, no culto pessoal (orações e adoração particular) e na participação nas atividades da Igreja (culto congregacional).

2- Planejo ser uma bênção na vida de todos os que estão a minha volta, pondo em prática o desejo de Jesus: "Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles façam a vocês. Se vocês amam somente aqueles que os amam, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama amam as pessoas que as amam. E, se vocês fazem o bem somente para aqueles que lhes fazem o bem, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama fazem isso. E, se vocês emprestam somente para aqueles que vocês acham que vão lhes pagar, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama emprestam aos que têm má fama, para receber de volta o que emprestaram.  Façam o contrário: amem os seus inimigos e façam o bem para eles. Emprestem e não esperem receber de volta o que emprestaram e assim vocês  terão uma grande recompensa e serão filhos do Deus Altíssimo. Façam isso porque ele é bom também para os ingratos e maus. Tenham misericórdia dos outros, assim como o Pai de vocês tem misericórdia de vocês" Lc 6.31-36.

3- Planejo falar de Cristo a tantos quanto eu puder, e espero de ganhar para Jesus ao menos uma pessoa durante este ano.

Espero que você queira fazer como eu e ainda poderá incluir outras coisas pessoais na lista de projetos, mas experimente fazer uma troca com Deus. Uma troca que ele mesmo propõe: "buscai, pois,  em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas (as demais) coisas vos serão acrescentadas" - Mt 6.33.

E onde se encaixa a citação de Fl 3.13,14 nisto tudo? Sem querer tirar o texto de seu contexto (e talvez já fazendo isto) a atitude de Paulo é que se ele não obteve o sucesso esperado, fazendo tudo o que ele tinha planejado fazer, neste clima de recomeço que o ano novo nos propõe, devemos esquecer os erros (sem deixar de aprender com eles), os fracassos, os tropeços, os desencontros, os vexames, os compromissos não assumidos ou não concluídos, enfim, tudo do passado, e devemos recomeçar. Devemos recomeçar com nova disposição, nova atitude, pois em Cristo somos renovados todos os dias. Somos como árvores plantadas perto das margens dos rios, que sempre re-florescem a cada primavera.

Vinícius Ferreira Santos é pastor, escritor e missionário. Trabalhou na fundação de Igreja na Bahia e é co-fundador de um centro de recuperação de drogados. Além de autor do livro "Matar ou deixar viver?". Atualmente dirige uma Igreja em Boissucanga, litoral norte de São Paulo.

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame