Então é Natal

Então é Natal

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:31

O Natal é um momento no calendário cristão que foi introduzido com o propósito de comemorar a encarnação de Jesus. Há os que criticam este fato por não termos tais comemorações registradas nos primeiros anos da Igreja primitiva. No entanto, eu creio que é uma excelente oportunidade para falar do "espírito" do Natal.

Para mim, o espírito do Natal é aquele sentimento de solidariedade que se tem com o próximo. Isto é um efeito da presença de Jesus através da Igreja ainda nos dias de hoje.

Lembro-me de Isaias 1.16-17 que diz: "lavai-vos, purificai-vos; tirai de diante dos meus olhos a maldade dos vossos atos; cessai de fazer o mal; aprendei a fazer o bem; buscai a justiça, acabai com a opressão, fazei justiça ao órfão, defendei a causa da viúva".

Para mim, Natal é isso, pois foi para isso que Jesus encarnou. Foi para converter o coração de um ao outro; foi para nos ensinar a amar (praticar o bem) até aos nossos inimigos.

A nossa salvação passa necessariamente pelo nascimento de Jesus. De nada adianta comemorar o Natal com mágoa ou ódio ou mesmo indiferença para com o próximo. Agora, o grande desafio não é ser cristão verdadeiro no Natal. O grande desafio é ser cristão verdadeiro o ano todo. 

Vinícius Ferreira Santos é pastor, escritor e missionário. Trabalhou na fundação de Igreja na Bahia e é co-fundador de um centro de recuperação de drogados. Além de autor do livro "Matar ou deixar viver?". Atualmente dirige uma Igreja em Boissucanga, litoral norte de São Paulo.

Siga-nos

Mais do Guiame