Cinco verdades sobre o líder

Cinco verdades sobre o líder

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:30

"E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá". (Lucas 12:48b)

O versículo acima está dentro de um contexto que não especificamente relacionado à liderança. Mas uma citação importante e que pode ser aplicada ao líder, e foi destacada por mim, mostra cinco verdades que todo líder deve estar pronto a enfrentar.

A) As cobranças do cargo são diretamente proporcionais ao tamanho da liderança. Se você deseja ser, ou já é um líder, precisa tem em mente que quanto mais abrangente for sua liderança, maiores serão as cobranças que seus liderados farão a você.

B) A responsabilidade do cargo é diretamente proporcional ao tamanho da liderança. Aquele que não está preparado para assumir responsabilidades, não deve desejar a liderança.

C) As críticas são diretamente proporcionais ao tamanho da liderança. Quanto maior o campo da liderança, quanto mais pessoas lideradas, maiores serão as críticas. E é preciso muita maturidade para receber críticas e suportá-las bem.

D) A expectativa do liderado é diretamente proporcional ao tamanho da liderança. Quanto maior o cargo ocupado, maiores as espectativas dos liderados. Existe uma consciência coletiva da necessidade de um "salvador da pátria", de um super-homem, que resolva todos os nossos problemas. O líder precisa ter em mente que ao pleitear um cargo importante tem que estar preparado para atender a expectivas.

E) O direito de errar é inversamente proporcional ao tamanho da liderança .  Todo líder gostaria que fosse o contrário, que as pessoas fossem mais compreensivas com seus erros, mas é justamente o contrário. Quanto mais importante é um líder, menos ele pode errar.

Você quer ser um líder? Pense bem a respeito destas cinco afirmativas. Aceite e prepare-se para o desafio. Ou decline antes de começar a exercer, para não passar vergonha de um trabalho mal sucedido. Muitos acham que ser líder é ser cortejado, bajulado, respeitado... Isto até pode acontecer mas o fardo é pesado.

Entretanto, aqueles dispostos a pagarem o preço receberão as honrarias de um trabalho bem feito, especialmente no que diz respeito à liderança cristã, principalmente pelos fato da liderança ser em benefício da causa de Cristo. Aquele que almeja o episcopado, excelente obra almeja (conf. 1Tm 3.1).

Vinícius Ferreira Santos é pastor, escritor e missionário. Trabalhou na fundação de Igreja na Bahia e é co-fundador de um centro de recuperação de drogados. Além de autor do livro "Matar ou deixar viver?". Atualmente dirige uma Igreja em Boissucanga, litoral norte de São Paulo. 

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame