Estejam de Atalaia

Estejam de Atalaia

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:29

Habacuque 2:1. Estar de ATALAIA é ficar de sobreaviso, à espera, à espreita. Habacuque viveu na Judéia, em torno de 660 A.c., em meio a um estado calamitoso e caótico de seu povo. Diante da situação, perplexo, ele disse: "Sobre a minha torre de vigia me colocarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que me dirá, e o que eu responderei (a Deus), no tocante à minha queixa". Queria o profeta isolar-se em local afastado e alto para ouvir a voz de Deus. Tinha ele inquietações morais e sociais.

O silêncio em que ficou transformou-se num instrumento vivo e numa arma poderosa para penetrar no profundo da problemática humana. O mesmo acontecia com Jesus Cristo: tornava-se um atalaia ao retirar-se nos bosques e montes. (retirar-se para refletir e orar)

Ser ATALAIA implica em lutar, ver, denunciar, ajudar, obedecer. O melhor modo de resgatar a vida espiritual de muitos é ficar de ATALAIA.

Observando e ouvindo a voz de Deus, Habacuque não estava fugindo. Descobriu em sua retlexão, como o justo vive (2:4) pela fé. Fé significa fidelidade ao Senhor e se expressa quando o cristão compreende que o maior tesouro na vida é estar comprometido com Deus. (Hb 3: 17-19)

Como Habacuque, devemos subir à torre da comunhão com Deus para não sermos espiritualmente estéreis e não permanecermos na aflição e no vale da indecisão. Como cristãos estamos comprometidos e somos chamados à peleja, à luta. junto com Deus.

Que possamos nos espelhar em Habacuque e desenvolver a atituDe de Jesus Cristo que, não podendo afastar de si o cálice da maldade humana. ao expirar disse: "Pai, nas Tuas mãos entrego o meu espírito". (Lc 23:46)

Estejamos de ATALAIA!

Dr. Tácito da Gama Leite Filho é escritor, autor de 84 Livros; doutor em Teologia (Pontifícia Universidade Católica - RJ); doutor em Psicologia (Florida Christian University, Miame - FL - USA); fundador e diretor do CETEO - Centro de Estudos Teológicos Brasileiro - www. ceteo.com.br  

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame