Jesus Cristo era o Messias?

Jesus Cristo era o Messias?

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:24

As profecias falaram de um Messias Sofredor, um Messias como Rei e um Messias Conquistador. Todas estas profecias foram cumpridas na Pessoa do Senhor Jesus, por ocasião da Sua primeira vinda. Vamos, portanto, analisar o cumprimento de algumas destas profecias para termos o entendimento necessário sobre da 2ª vinda do Senhor Jesus. Iremos analisar somente aquelas que consideramos que sejam as mais importantes, pois o número das profecias messiânicas cumpridas na Pessoa do Senhor Jesus eleva-se a mais de uma centena, pois Ele cumpriu todas elas. Somente em um período de 24 horas- do momento da sua prisão até a sua morte - foram cumpridos vários séculos de profecias messiânicas. Portanto, iremos estudar 9 ( nove) destas profecias.

1. O Messias nascerá de uma mulher

Profecia: Quando Adão e Eva pecaram no Jardim do Éden, Deus Pai fez esta declaração a Satanás: "E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar (Gen 3:15)".

Cumprimento: "Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sob a lei (Gal 4:4)".

*Significado: A primeira vinda do Messias foi do ventre de uma mulher, como todos os que nascem. Observe, entretanto, que nestas duas passagens acima, a mulher é enfatizada e não o homem. Por quê? Porque Jesus foi concebido pelo poder do Espírito Santo e não da união de um homem com uma mulher!*

2. O Messias será o Filho de Deus

Profecia: "Recitarei o meu decreto: O Senhor me disse: Tu és meu Filho; eu hoje te gerei (Sl 2:7)".

Cumprimento: "E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo (Mt 3: 17)".

"E os espíritos imundos, vendo-os, prostravam-se diante dele e clamavam, dizendo: Tu és o Filho de Deus (Mc 3: 11)".

*Significado: No salmo de número 2, encontramos o Messias proclamando a Sua filiação com o Pai. *

3. O Messias será da Semente de Abraão

Profecia: "E em ti serão benditas todas as famílias da terra (Gen 12: 3)".

"E em tua semente serão benditas todas as famílias da terra, porquanto obedecestes à minha voz (Gen 22: 18)".

Cumprimento: "Livro da Geneologia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão (Mt 1: 1)".

"Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua posteridade. Não diz: E às posteridades, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua posteridade que é Cristo (Gal 3: 16)".

* Significado: Por isto a Palavra de Deus nos afirma que a bênção de Abraão chegou até nós por intermédio de Jesus Cristo ( Gal 3: 13,14). Somente Ele poderia nos resgatar da maldição da lei e ser crucificado por nós naquela rude cruz. *

4. O Messias será filho de Isaque e de Jacó

Profecia: "E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque; e com ele estabelecerei o meu concerto, por concerto perpétuo para a sua semente depois dele (Gen 17: 19)".

"Vê-lo-ei, mas não agora: contemplá-lo-ei, mas não de perto; uma estrela procederá de Jacó, e um cetro subirá de Israel, que ferirá os termos dos moabitas e destruirá todos os filhos de Sete (Nm 24: 17)".

Cumprimento: "Abraão gerou a Isaque; e Isaque gerou a Jacó e Jacó gerou a Judá e a seus irmãos;... E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo (Mt 1: 2-16)".

*Significado: Muitas vezes oramos assim: " ó Deus de Abraão, Isaque e Jacó....". Esta nossa oração tem o cumprimento profético quando dizemos: "Em Nome de Jesus eu te peço ......" Há uma relação muito poderosa entre a nossa oração em Nome do Senhor Jesus e o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. *

5. O Messias será da casa de Davi

Profecia: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Do incremento deste principado e da paz, não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar em juízo e em justiça, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto. (Is 9 : 6, 7)".

Cumprimento: "Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi, a Salomão, da que fora mulher de Urias,... e Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama o Cristo (Mt 1: 6-16)".

"E, partindo Jesus dali, seguiram-no dois cegos, clamando e dizendo: Tem compaixão de nós, filho de Davi (Mt 9: 27)".

*Significado: Jesus descendia da linhagem de Davi, e no seu futuro reino milenar Ele governará o mundo com retidão e justiça. Um dia Ele, como o filho de Davi, governará no Monte do Templo em Jerusalém, e o Seu reino permanecerá para sempre.*

6. O Messias será chamado Senhor

Profecia: "Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos seus pés (Sl 110: 1)".

Cumprimento: "E, falando Jesus, dizia, ensinando no templo: Como dizem os escribas que o Cristo é filho de Davi? O próprio Davi disse pelo Espírito Santo: O Senhor disse ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. Pois, se Davi mesmo lhe chama Senhor, como é logo seu filho? E a grande multidão o ouvia de boa vontade (Mc 12: 35-37)".

* Significado: Davi, o ungido de Deus, estava em espírito e, assim, ouviu uma conversa celestial entre o Senhor ( Iavé) e o Senhor de Davi(Adonai), isto é, entre Deus Pai e o Messias. Em hebraico, o verbo dizer é uma palavra frequentemente utilizada para descrever um oráculo – vontade de Deus - ou uma revelação. Neste oráculo, Iavé –Deus Pai- disse que o Senhor de Davi – o Messias – está assentado à direita de Iavé, lugar de autoridade, até a consumação dos séculos. Nessa ocasião o Senhor enviará o Senhor de Davi ( Jesus), o Messias, para subjugar os seus inimigos. Além disto, a expressão " debaixo dos pés" é uma figura de linguagem que indica subjugação total. Com o seu Cetro, o Messias vai governar sobre seus inimigos. *

7. O Messias será ungido pelo Espírito Santo

Profecia: "Repousará sobre Ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor (Is 11:2)".

Cumprimento: "E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre Ele. E eis que uma voz dos céus dizia: este é o meu Filho amado, em quem me comprazo (Mt 3: 15-17)".

*Significado: Por isto Jesus falava por parábolas – sabedoria – e até mesmo os mais sábios e estudiosos da lei de Moisés, como o próprio Nicodemus, vinham ter com Ele. Basta lermos o Evangelho para entendermos, em todas as atitudes de Jesus, o cumprimento desta profecia! *

8. O ministério do Messias incluirá milagres

Profecia: "Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão. Então os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará... (Is 35: 5,6)".

Cumprimento: "E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o Evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades (Mt 9: 35)".

* Significado: Jesus veio ao mundo para destruir as obras do diabo. Ele veio buscar e salvar aqueles que se encontravam perdidos. Ele não veio para os são e sim para os doentes. Ele é a porta das ovelhas, o Pastor e Bispo de nossas almas! *

9. O Messias será uma luz para os gentios

Profecia: "Eu, o Senhor, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por concerto do povo e para luz dos gentios; para abrir os olhos aos cegos, para tirar da prisão os presos, e do cárcere os que jazem em trevas (Is 42: 6,7)".

Cumprimento: "O povo que estava assentado em trevas viu uma grande luz; e aos que estavam assentados na região e sombra da morte a luz raiou (Mt 4: 16)".

"Luz para alumiar as nações e para glória de teu povo Israel (Lc 2: 32)".

* Significado: Nós não estávamos incluídos no Velho Testamento. Por isto, Deus enviou o Seu Filho amado para ser o Salvador da humanidade. Hoje, fazemos parte da Nova Aliança no sangue de Jesus, isto é, fomos incluídos no Novo Testamento a partir do momento que cremos que Ele morreu por nós e , por isto, somos herdeiros de Deus e co-herdeiros em Cristo Jesus *.

Conclusão:

As profecias acima relacionadas não poderiam ser cumpridas por Jesus Cristo se Ele não fosse Deus. Como poderia um simples homem controlar o lugar e o momento do seu nascimento? Por que um falso messias, atendendo aos seus próprios interesses, desejaria cumprir a maneira pela qual Cristo foi morto e sepultado? Como Paulo citaria aos Coríntios, em documento de autenticidade comprovada – A 1ª Epístola aos Coríntios- que Jesus subiu aos céus com o testemunho de mais de 500 pessoas?

Pois bem, ao longo da História, poderíamos descobrir uma ou outra pessoa cuja vida se encaixasse em algumas destas profecias, mas Jesus foi o único a cumprir todas elas! Todas as profecias a cerca da 1ª vinda de Jesus foram integralmente cumpridas, assim como serão cumpridas as profecias relacionadas com a sua 2ª vinda e que estão relacionadas com o final dos tempos. Jesus cumpriu as escrituras relacionadas com a sua 1ª vinda como um servo sofredor, por isto devemos nos preparar para o que a Bíblia diz a cerca da Sua segunda vinda!

Maranata!

Ronaldo Didini   é pastor, jornalista, radialista, escritor e apresentador. Ficou conhecido em todo Brasil por apresentar o programa de televisão 25ª Hora, na década de 90, na Rede Record. Atualmente, é gestor e apresentador do Canal 21.

Conferência Voz dos Apóstolos - Inscreva-se!
Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame