ESTÁ ESCRITO......

ESTÁ ESCRITO......

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus?. (Mt. 4:4b)    Através destas palavras de Cristo, podemos aprender muito sobre as estratégias usadas pelo diabo na busca de sucesso na tentação. Algumas destas estratégias podem ser encontradas neste texto que relata um dos momentos em que Jesus foi mais atacado por Satanás, aqui chamado pelo título de tentador.

Em primeiro lugar, podemos observar que o tentador esperou o momento mais adequado para a abordagem. Ou seja, Jesus estava encerrando um jejum de quarenta dias. Obviamente, Ele estava com muita fome e fisicamente enfraquecido. Digo, muito fome no momento da tentação, pois o texto deixa bem claro que durante o período do jejum "Ele não sentiu fome". Não porque Ele fosse um ser sobrenatural que pudesse ficar muito tempo sem se alimentar fisicamente, mas porque estava ocupado demais com o aperfeiçoamento espiritual para perceber um sentimento fisiológico. Isso nos ensina que jejuar não é passar fome. Muitos confundem o jejum com alguma forma de penitência ou castigo do corpo. Não é nada disso. Quando você está jejuando está deixando de lado as preocupações com o seu corpo físico para se dedicar ao aperfeiçoamento do seu espírito, e você não pode deixar de se preocupar com p seu corpo físico se estiver com o estômago doendo de fome.

No deserto, porém, nada tinha para o alimentar. E ali à sua frente estavam aquelas pedras que, por sua forma, castigava a mente do Cristo com a imagem de deliciosos pães recém-saídos do forno.

É neste momento crucial que o tentador se apresenta diante de Jesus com a sugestão - perdoem-me a redundância  tentadora: Se tu és o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães. (v.3).

Aqui, o diabo usou contra Jesus o seu próprio poder(de Jesus). Ele sabia muito bem que Jesus tinha poder para transformar pedras em pães e usou isto para tentá-lo. Ao transformar as pedras em pães Jesus estaria alimentando não apenas o seu corpo, mas principalmente o seu ego. É este detalhe da tentação que muitas vezes nos passa despercebido. Será que estamos preparados para enfrentar esta estratégia do diabo?

Infelizmente, muitos irmãos que jejuam, não estão fazendo mais do que passar fome. Jesus venceu o diabo não apenas porque tinha passado quarenta dias jejuando, mas, principalmente, porque sabia o que está escrito. Ou seja, Ele conhecia as escrituras. De nada adiante você passar três, dez ou vinte dias jejuando, fazendo campanhas, etc. Se você não sabe o que está escrito, não está preparado para enfrentar o tentador.

Mas isso não é tudo. Não basta saber o que está escrito. É preciso saber usar o que está escrito. A resposta de Cristo para o tentador é direta e tão perfeita que não deixa qualquer margem para discussão. O que Ele queria dizer com  não só de pão vive o homem Afinal o pão transformado da pedra seria fruto de um milagre. Alguns diriam que seria um pão sagrado. O que o Senhor nos ensina através desta resposta. Certamente Ele não estava falando simplesmente de pães, mas a resposta envolvia tudo aquilo que serve para satisfazer o homem física e principalmente emocionalmente. E isso incluía os milagres. Isso mesmo, o homem não pode viver apenas de milagres.

Bem, como já disse antes, apenas conhecer também não é o suficiente. E vemos isto na Segunda investida do tentador:  Se tu és o filho de Deus, lança-te daqui abaixo, porque está escrito....

E agora O diabo também sabe, e sabe muito bem, o que está escrito. E, se ele não conseguir te pegar pela falta de conhecimento, ele vai tentar pegar pelo que você conhece. E, também, com esta estratégia já derrubou muita gente que pensava estar a salvo por conhecer teoricamente a Bíblia. Esta é a letra que mata, como afirma o apóstolo Paulo. O conhecimento teórico e humano da Bíblia não vai te levar a lugar algum se não for aplicado e da forma correta à sua vida. Além disso, muitos tem buscado o conhecimento bíblico por vaidade, para vangloriar-se. Parece que pulam algumas partes, como, por exemplo, aquele que diz que Deus abate os soberbos, mas dá graça aos humildes. O estudo da Palavra de Deus deve ser feito com humildade. Do contrário, cairemos certamente na armadilha do diabo. Em uma de suas orações o Senhor diz  Graças te dou, ò Pai...que ocultastes estas coisas aos sábios e entendido e revelastes aos pequeninos...

Os milagres de Deus devem fazer parte de nossa vida, como sinal de que Ele está conosco. Mas, se passarmos a nos preocupar demais com estes milagres não nos sobrará tempo para dedicarmos ao ensino e aprendizado das escrituras. Jesus curava, operava sinais, ressuscitava mortos, mas não pregava isto. Ao contrário, deixou bem claro qual era a sua missão na terra:  o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido....

Deixou, também, claro, o lugar que os sinais deveriam ocupar em nossa vida:  estes sinais seguirão os que crerem.... Vejam bem, os sinais devem nos seguir, e não o contrário. Hoje, são os crentes que estão seguindo os sinais.

Quando você ouve alguém dizer Jesus está aqui! apresentando curas e outros milagres, fruto muitas vezes da imaginação, isso não te lembra nada. Vou refrescar sua memória, veja o que o Senhor disse em Mateus 24:23-26  Então, se alguém vos disser: O Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito; porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que eu vo-lo tenho predito (ou, estou prevenindo vocês). Portanto, se vos disserem: Ele está no deserto, não saiam; Ele está no interior da casa, não acreditem.

O livro de Atos dos Apóstolos narra que até a sombra de Paulo curava. Agora, imagine o que seria do cristianismo se Paulo usasse suas cartas para falar de curas e entregas sobrenaturais de bens materiais! Ele conhecia o mistério de Cristo. Os sinais o seguiam, mas ele estava ocupado em mostrar às igrejas da Ásia o que está escrito .

Infelizmente, multidões de "crentes" estão caminhando com todos os seus milagres para o inferno. E não sou eu quem está dizendo. Está escrito : Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome Em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? então lhes direi abertamente nunca vos conheci(Mt. 7:22-23).

O nosso Deus continua operando milagres, mas nunca devemos esquecer que a Ele pertence toda glória. Se esquecermos disto estaremos entrando com dons, milagres e prodígios para dentro da arapuca do diabo.

O Senhor já nos deu os dons. Mas, a nós cabe escolher: podemos passar a vida toda transformando pedras em pães para saciar o nosso próprio ego, ou buscar o único alimento que sacia o espírito:  ...toda palavra que sai da boca de Deus .

Elias Soares é pastor, escreveu artigos literários para a revista "O Poder da Oração", e autor do livro "O espetáculo em Nome da Fé",  onde aborda a ética cristã e sua vivência.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições