O verdadeiro adorador

O verdadeiro adorador

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:24

Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, pois o Pai procura a tais que assim o adorem (Jo 4:23).

Alguma vez você já teve coragem de perguntar a si mesmo se é ou não um autêntico adorador. Eu queria te convidar a fazer isso agora. Leia o texto a seguir e veja se o seu nome se encaixa no lugar da expressão ''verdadeiros adoradores''. Faça o teste...

Mas vem a hora, e já chegou, em que o (a) ____________ adorara o Pai em espírito e em verdade, pois o Pai procura a tais que assim o adorem.

E ai foi fácil? Creio que sim, não é difícil fazer isso. O mais complicado e desafiador é ser e viver na essência o que essa expressão sugere. Eu queria que você observasse comigo atentamente a palavra ''adoradores'' e depois de compreender o seu significado, faça novamente o teste e veja se seu nome continua a encaixar no lugar da expressão. A palavra ''adorador'' no texto original da bíblia é ''proskunete'' que significa aquele que pratica a ''proskunéo''. Nesta conversa Jesus usa essa palavra dez vezes! Vejamos três significados desta palavra.

Primeiro, verdadeira adoração tem a ver com entrega. O significado primário dessa palavra é abaixar o corpo, dobrá-lo, prostrar-se literal ou simbolicamente, fazer reverência a alguém superior. Entre os gregos era um termo técnico que significava ''adorar os deuses'', dobrando os joelhos ou prostrando-se. Em outras palavras descrevia o gesto de curvar diante de uma pessoa. Este gesto traduz o ato de reconhecer a insuficiência do adorador e a superioridade do objeto adorado, colocando-se a sua inteira disposição. Aqui está um dos porquês de existirem tão poucos adoradores, quase ninguém quer pagar o preço da prostração, da entrega. Verdadeira adoração exige entrega! Esse ato significa perder o controle da própria vida, e pouca gente aceita isso.

Segundo, verdadeira adoração tem a ver com aproximação. Em segundo lugar, ''proskunéo'' também significa ''beijar a mão ou o piso diante de''. No Antigo Testamento a palavra usada mais de 170 vezes para indicar adoração é ''SHACHAH'', e que se traduz literalmente como inclinar-se, cair diante de, prostrar-se, ajoelhar-se. Nós podemos fazer tudo isso a distância! Quando Jesus introduz uma palavra que significa beijo, ele prega aproximação, contato! Porque beijo denota contato, aproximação. Já dizia o dito popular: ''beijo não se manda, se dá''. Quer ser um verdadeiro adorador, não se esqueça que verdadeira adoração exige aproximação. É preciso dedicar a nossa vida 100% a Ele! Não tem como dizer que somos verdadeiros adoradores se não vivemos constantemente aos pés do Senhor. É preciso contato diário com Ele!

Terceiro, verdadeira adoração tem a ver com desinteresse. É importante entender esse último significado desta palavra. Estudando o termo ''proskunéo'', é interessante notar que, ele se compõe de duas palavras gregas: ''pros'' que significa para frente, e ''Kuon'' que quer dizer ''um cachorro''. Daí deriva-se um dos sentidos de proskunéo que é: ''Beijar, como um cachorro que lambe a mão de seu mestre''. Quem tem cachorro sabe disso: Por mais desumano que seu dono seja, um cachorro sempre se mantém fiel a Ele! Por quê? Simplesmente porque ele é seu dono e isso é tudo! Assim deve ser com DEUS, não devemos adorá-lo pelo que Ele faz, ou deixa de fazer por nós, mas simplesmente pelo fato de Ele ser quem Ele é O NOSSO DONO! A verdadeira adoração não é interesseira. Nunca se esqueça disso!

Agora sim, depois de entendermos que verdadeira adoração tem a ver com entrega, aproximação e desinteresse, faça novamente o teste. Seu nome ainda se encaixa no versículo? Você está entre os ''tais'' que assim o adoram? Somente adoradores com essas características podem adorá-lo em espírito e em verdade!

Eleilton William de Souza Freitas   é missionário, casado, e graduando em teologia. É líder do Ministério Jovem da Igreja Adventista da Promessa, no bairro de Vila Maria, em São Paulo.

Contato:   www.fumap.com.br

Conferência Voz dos Apóstolos - Inscreva-se!
Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame