Tempo e organização

Tempo e organização

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:31

Muitas mães se culpam por passar a maior parte do tempo longe de seus filhos. Outras são mães em tempo integral, no entanto, sentem um peso, ao depender financeiramente do marido.

A organização da rotina e a possibilidade de um trabalho de meio período parece a solução ideal, mas ainda há alternativas como cursos extracurriculares e a dedicação de um tempo à integração familiar.

Você visitou uma família com sete filhos, é possível uma mãe dar atenção necessária para cada um?

É bastante difícil pela falta de tempo, mas com uma boa rotina e uma organização semanal é possível dar a atenção necessária para cada um dos filhos.

Esta mesma mãe colocou sua insatisfação em depender financeiramente do esposo, visto que passava tempo integral em casa. Como uma mulher que trabalha fora e tem mais de três filhos deve administrar o seu tempo?

Uma mulher que trabalha fora, quando chega em casa, tem que saber organizar o pouco tempo livre que tem para poder dar atenção aos filhos. Nesse caso especialmente, é fundamental a ajuda do esposo.

Existem crianças que passam período integral na escola, por exemplo, entra às 7h e sai às 19h. Isso é bom para criança? Seria uma boa opção a mãe trabalhar meio período, para que o filho não passe tanto tempo longe?

O ideal é que a mãe possa trabalhar meio período enquanto os filhos estão na escola, mas isso nem sempre é possível. A opção por colocar o filho na escola em período integral, geralmente, é por necessidade. Nesse caso, os pais devem conhecer bem a escola e saber o que os filhos fazem na escola o dia todo.

Crianças que estudam em tempo integral correm o risco de ficarem estressadas por terem que cumprir horários rígidos todos os dias?

Nem sempre as crianças que estudam em período integral ficam estressadas. As crianças ficam estressadas quando tem acúmulo de atividades extras além da escola. As crianças precisam de tempo para brincar livremente e ter tempo com os pais diariamente.

E para um aluno que passa meio período na escola. Há algum limite para atividades extracurriculares depois ou antes da aula, por exemplo, uma criança que de terça e quinta faz inglês e natação; segunda, quarta e sexta faz computação e música?

O limite é a própria criança. Os pais devem observar seus filhos e ver o que é conveniente e adequado para eles. Cada criança é uma criança e elas reagem diferente nas mesmas situações.

Como aproveitar o pouco tempo com o filho que fica na escola em período integral?

Esse pouco tempo que a criança tem quando volta da escola precisa ser um tempo para relaxar, brincar livremente e ter um momento para conversar e brincar com os pais.

Que tipo de atividades os pais podem desenvolver com elas à noite?

Depende de quanto tempo eles têm para ficarem juntos, mas sempre aconselho uma "hora da família". Para brincar com jogos, conversar, comentar o que aconteceu durante o dia, ler um livro ou até assistir um filme juntos. Que sejam atividades calmas e apropriadas para esse tempo antes de ir para a cama.

Um abraço

Cris Poli

Cris Poli é educadora há 40 anos. Apresentadora do Reality Show Super Nanny, no SBT e autora dos livros "Filhos Autônomos, Filhos Felizes" e "Pais separados, filhos preparados".  

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame