Cris Poli (Super Nanny) - Como curtir as férias?

Cris Poli (Super Nanny) - Como curtir as férias?

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:31

Chegaram as tão sonhadas férias de verão, alegria para alguns pais e desespero para outros. Para sair deste impasse, vamos ver quais são as melhores opções para aproveitá-las ao máximo e seus filhos terem boas lembranças para contar aos amigos na volta...

Quais são as atividades mais indicadas para as férias de verão?

Todas as atividades que envolvam a família e ao ar livre, de preferência. Os pais têm que aproveitar esse espaço para descontar a falta de tempo disponível para estar com os filhos durante o ano escolar. É muito bom para fortalecer o vínculo de amizade, conhecer profundamente os filhos, conversar, brincar, jogar tempo e conversa fora, tudo o que os filhos e os pais precisam. Ah! E não se esqueçam das regras e dos limites tão importantes para fazer desse tempo um momento inesquecível.   

Quais os tipos de viagens são mais interessantes para as crianças? E para os adolescentes?

As crianças gostam muito de praia e lugares onde possam correr, pular, brincar com segurança. Os adolescentes gostam de qualquer lugar onde possam se encontrar com sua turma para passar longos tempos conversando e trocando experiências.

Qualquer lugar pode ser interessante estando em boa companhia, principalmente com a família.   

E quando os pais não conseguem  tirar férias na mesma época que os filhos? Quais são as melhores opções?

As melhores opções são as atividades para férias que a cidade oferece. Combine com outras mães que estão de férias para poder levar seus filhos para esses passeios. E nos fins de semana retribua a atenção levando os amigos junto com vocês para fazer outros passeios diferentes.   

É aconselhável deixar crianças e adolescentes viajarem sozinhos, como em acampamentos ou para Disney?

Dependendo da idade é uma ótima experiência, considerando que os pais conheçam muito bem a estrutura do acampamento, a segurança e demais requisitos para que a viagem seja um sucesso.     

Este deve ser um tempo para as crianças relaxarem ou é permitido curso de férias, como Inglês Intensivo ou aulas de reforço para uma matéria que ela não foi tão bem durante o ano?

Eu acho que férias são férias e que as crianças não devem fazer nenhum curso durante esse tempo. É um tempo para relaxar, brincar e renovar as forças para enfrentar um novo ano escolar.

Tem casos em que é necessário fazer algum curso nas férias, principalmente na adolescência, mas do contrário, as férias foram feitas para serem curtidas.   

Quando a criança ou adolescente repetiu de ano na escola, deve haver algum tipo de punição nas férias?

Não deve haver nenhum tipo de punição. Deve haver um trabalho para verificar o que aconteceu e preparar a criança para o próximo ano, que com certeza não será muito fácil, porque estará longe de seus amigos e de sua turma.

E o presente de Natal, deve ser de acordo com o "balanço" do ano, avaliando o comportamento em casa e o desempenho no colégio ou isso seria uma espécie de barganha?

Creio que o presente de Natal pode ser de acordo com o desempenho da criança durante o ano, sempre que isso tenha sido combinado antes do final do ano. É muito importante fazer uma avaliação do filho e mais importante ainda que a criança faça sua própria avaliação e tome consciência do que esteve certo e errado para poder amadurecer o ano seguinte.   

Um abraço

Cris Poli

Cris Poli é educadora há 40 anos. Apresentadora do Reality Show Super Nanny, no SBT, e autora dos livros "Filhos Autônomos, Filhos Felizes", "Pais separados, filhos preparados" e "Pais e professores educando com valores".

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame