Chegaram as tão sonhadas férias de verão, alegria para alguns pais e desespero para outros. Para sair deste impasse, vamos ver quais são as melhores opções para aproveitá-las ao máximo e seus filhos terem boas lembranças para contar aos amigos na volta...
Quais são as atividades mais indicadas para as férias de verão?
Todas as atividades que envolvam a família e ao ar livre, de preferência. Os pais têm que aproveitar esse espaço para descontar a falta de tempo disponível para estar com os filhos durante o ano escolar. É muito bom para fortalecer o vínculo de amizade, conhecer profundamente os filhos, conversar, brincar, jogar tempo e conversa fora, tudo o que os filhos e os pais precisam. Ah! E não se esqueçam das regras e dos limites tão importantes para fazer desse tempo um momento inesquecível.
Quais os tipos de viagens são mais interessantes para as crianças? E para os adolescentes?
As crianças gostam muito de praia e lugares onde possam correr, pular, brincar com segurança. Os adolescentes gostam de qualquer lugar onde possam se encontrar com sua turma para passar longos tempos conversando e trocando experiências.
Qualquer lugar pode ser interessante estando em boa companhia, principalmente com a família.
E quando os pais não conseguem tirar férias na mesma época que os filhos? Quais são as melhores opções?
As melhores opções são as atividades para férias que a cidade oferece. Combine com outras mães que estão de férias para poder levar seus filhos para esses passeios. E nos fins de semana retribua a atenção levando os amigos junto com vocês para fazer outros passeios diferentes.
É aconselhável deixar crianças e adolescentes viajarem sozinhos, como em acampamentos ou para Disney?
Dependendo da idade é uma ótima experiência, considerando que os pais conheçam muito bem a estrutura do acampamento, a segurança e demais requisitos para que a viagem seja um sucesso.
Este deve ser um tempo para as crianças relaxarem ou é permitido curso de férias, como Inglês Intensivo ou aulas de reforço para uma matéria que ela não foi tão bem durante o ano?
Eu acho que férias são férias e que as crianças não devem fazer nenhum curso durante esse tempo. É um tempo para relaxar, brincar e renovar as forças para enfrentar um novo ano escolar.
Tem casos em que é necessário fazer algum curso nas férias, principalmente na adolescência, mas do contrário, as férias foram feitas para serem curtidas.
Quando a criança ou adolescente repetiu de ano na escola, deve haver algum tipo de punição nas férias?
Não deve haver nenhum tipo de punição. Deve haver um trabalho para verificar o que aconteceu e preparar a criança para o próximo ano, que com certeza não será muito fácil, porque estará longe de seus amigos e de sua turma.
E o presente de Natal, deve ser de acordo com o "balanço" do ano, avaliando o comportamento em casa e o desempenho no colégio ou isso seria uma espécie de barganha?
Creio que o presente de Natal pode ser de acordo com o desempenho da criança durante o ano, sempre que isso tenha sido combinado antes do final do ano. É muito importante fazer uma avaliação do filho e mais importante ainda que a criança faça sua própria avaliação e tome consciência do que esteve certo e errado para poder amadurecer o ano seguinte.
Um abraço
Cris Poli
Cris Poli é educadora há 40 anos. Apresentadora do Reality Show Super Nanny, no SBT, e autora dos livros "Filhos Autônomos, Filhos Felizes", "Pais separados, filhos preparados" e "Pais e professores educando com valores".
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições