"Me pareço com Cristo no dia-a-dia?" - Parte I

"Me pareço com Cristo no dia-a-dia?" - Parte I

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:32

"Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós." - Fp. 3:17

Depois de um tempo refletindo a nossa responsabilidade em relação a comunhão, vamos orar e ouvir o Espírito sobre o crescimento espiritual do povo dEle. Sobre o caráter de Cristo em nós. A pergunta que ouviremos nestes dias, nos confrontando é esta: "Me pareço com Cristo Jesus, no dia-a-dia?".

Sabe que quando estamos juntos, até nos parecemos com Jesus. Pelo menos no que imaginamos ser Jesus, com nossa cabeça mais religiosa que bíblica, tão hipócrita, que nem percebemos a hipocrisia. Mas e no dia-a-dia? E quando não temos o outro perto de nós? Nesta hora é que a nossa identidade cristã se define. No dia-a-dia, quando não estamos em ambiente de crente nem com o vocabulário crentes, o que falamos, como somos?

Se pudermos escrever um texto, sobre o que seria? Se fôssemos gravar um vídeo para lançar no You Tube, como nos portaríamos? Se invadissem nossa casa com câmeras, sem sabermos, e lançassem para todos nosso comportamento em casa, nos confundiriam com Jesus? Pareceríamos com Jesus enquanto nos lêem, nos assistem ou nos ouvem? Se as pessoas nos imitassem, ficariam parecidas com Cristo?

Paulo arriscava se colocar como modelo: "sede meus imitadores". Não é a única vez que ele se dispõe a isto. Ele sabia que era um modelo que buscava se assemelhar ao Senhor. Mas fala no mesmo capítulo, sobre algumas pessoas que ocupavam a atenção da igreja, mas que se portavam de maneira que envergonhava o evangelho. Ele desafia os irmãos e a estas pessoas a olharem para sua vida.

Sabe por quê? Ele sabia que o inferno inteiro já olha para nós, para nos destruir. Uma nuvem de testemunha está o tempo todo mirando nossas vidas, para nos envergonhar; além de tudo, o olhar do Senhor Jesus, tem saudade de ver em nós a sua imagem refletida na terra todo o tempo. Então, tomemos atitude, pois querendo ou não eu e você estamos sendo vistos.  Com o que nos parecemos? O que vêem em nós?  "Todavia andemos de acordo com o que já avançamos". Fp. 3:16

Cleydemir Santos é pastor, psicólogo e teólogo em Minas Gerais. Trabalha com uma abordagem sistêmica, psicodramática, no atendimento de adultos e crianças.

Siga-nos

Mais do Guiame