Como sobreviver às tempestades de nossa vida

Como sobreviver às tempestades de nossa vida

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:31

Resignificar a nossa fé é um processo extremamente doloroso. E é muito difícil esse processo que o termo mais atual para isso é resignação da nossa fé ( entenda-se por resignação por: render-se às ordens ou vontade de outrem, renunciar....).

Quando eu era criança na fé, acreditava mesmo que - Com Cristo no barco tudo vai muito bem, e passa o temporal... Mas hoje depois de algumas experiências na vida cristã eu acredito sim, que com Cristo no barco tudo vai muito bem. Mas que nem sempre passa o temporal...

Eu ousaria perguntar quantos irmãos aqui estão passando por um temporal e ele está demorando muito para passar?

Estou me referindo a bastante tempo - acima de um mês...

- Podem levantar a mão?É complicado irmãos, porque em nossa experiência nem sempre o temporal passa.

Paulo clamou a Deus a respeito de um temporal - mas a resposta de Deus é que ele iria conviver com aquele espinho para o resto de sua vida.

É como se ele dissesse - Deus o espinho é o meu temporal - quando é que esse temporal vai passar?

E a resposta de Deus para ele foi - NUNCA!

Você vai morrer com esse espinho na carne - para você vai continuar chovendo - O temporal não vai passar.

Também é verdade que para alguns de nós que o temporal passou, mas que depois do temporal o estrago que ficou foi muito grande.

O temporal durou um dia - uma semana e passou. Mas o dia seguinte nos deixou convivendo com realidades e seqüelas e com elas estamos convivendo até hoje.

Parece que não acaba nunca - parece que as coisas não voltam ao lugar. E parece que eu não vou conseguir me ver livre disso - E Cristo está no meu barco.

Quando Cristo está no barco meus irmãos tudo vai muito bem - mas nem sempre passa o temporal E alguns de nós precisaremos conviver com esse temporal . Mas no texto que lemos de Marcos 4:35-41 - Jesus é o Senhor sobre as forças da natureza. Porque Ele dar ordem ao mar e diz ao vento para que se aquiete. E assim mostra sua autoridade sobre as forças da natureza.

Aqui neste texto de Marcos 5:1-20 - O Senhor Jesus exerce sua autoridade sobre os espíritos malignos,ou seja, demônios e diabos. E ele liberta um homem que vivia oprimido por uma legião de demônios. Também essa legião de demônios precipitada no mar inclusive ao seu próprio pedido para Jesus.

No livro de Marcos 5:21-43 - Jesus exerce sua autoridade sobre a enfermidade. E no caso sobre a enfermidade de uma mulher que a estória está narrada dos versos 25-34.Aquela mulher que tem uma hemorragia com a qual convive durante 12 anos. Digamos que foi um temporal que durou 12 anos na vida dessa mulher. Mas ela toca nas vestes de Jesus e é curada então seu temporal passou - durou 12 anos mas passou.

Em Marcos 5:35, Jesus vai para casa de Jairo o chefe da sinagoga, cuja a filha está enferma, e quando Jesus chega a menina já está falecida. E Jesus afirma - Porque todo esse lamento a criança não está morta, mas dorme - e todos começam a rir de Jesus.

Ele então deu ordem a menina - Talita Cume - menina levante - e a menina então recupera a vida e as forças.

Jesus, então, exerce sua autoridade sobre as enfermidades e também sobre a morte.

Essa narrativa visa nos mostrar que Jesus é o Messias. Ele tem autoridade sobre:

As forças da natureza - sobre os espíritos malignos - sobre as doenças e até sobre a morte. Tem poder e pode nos livrar:

Das catástrofes da natureza Dos espíritos do mal Das enfermidades E inclusive da morte E isso é base suficiente para o nosso clamor e para a nossa oração. Hoje, eu evito de lhes fazer promessas. Como fazer uma afirmação categórica - "Todos que estão enfermos hoje a noite venham aqui a frente. Porque se Cristo está nesse barco o seu temporal vai passar! E o Cristo que tem poder sobre as enfermidades vai curar todos vocês hoje a noite."

Eu particularmente não tenho essa ousadia - ou quem sabe esta fé - ou quem sabe este discernimento da Palavra de Deus - Pois assim não creio! Muito pelo contrário a vida me tem ensinado que os milagres são exceção. E ninguém planeja a vida com base em exceção. Se milagre fosse o normal da vida - Não seria milagre - seria fenômeno. E isto deveria ser uma regra. Mas a regra para nós irmãos não é essa - é o contrario. A regra para nós é tribulação. A regra para nós é luta. A regra para nós é enfermidade que nem sempre passa. Mas nós temos que ser honestos que não convivemos com tantos fenômenos de intervenções de Deus como gostaríamos de conviver.

A comunidade cristã não é o solo fértil dos milagres. É o ambiente da solidariedade e da compaixão - é o lugar de sentimos a dor juntos - e de nos alegrarmos juntos com as nossas vitórias e da vitória dos outros. Então, para que serve este texto da palavra de Deus? E para que é que Marcos colocou isso em seu evangelho???

Eu entendo que isso se torna prático para da seguinte maneira. Esse texto apresenta Jesus para nós como o messias. Jesus é e continua sendo para nós aquele que tem toda a autoridade sobre o universo criado Jesus é esse - É o nome dele que invocamos ! Realmente, no corpo de Cristo há muitas estórias verdadeiras e autenticas de pessoas que oraram e a chuva parou (Fui privilegiado nisto! ). Pessoas que oraram e deram ordem aos espíritos das trevas e a escuridão se desfez e brilhou a luz de Jesus( Também fui privilegiado nisto!). O corpo de Jesus - Igreja - é o ambiente da libertação da enfermidade física - é sim!

O corpo de Cristo está cheio de estória de pessoas que foram ressuscitadas. A historia da igreja cristã nos últimos 2000 anos é uma história de sinais e maravilhas? Sim! Claro que sim! Por causa disso nós clamamos. Mas quando é que alguém será curado? Nós não sabemos. Porque alguém convive com um câncer durante 10 anos e outro alguém convive com ele apenas 6 meses e morre ,na mesma comunidade - debaixo da mesma intercessão - alvo do mesmo amor . Nós não sabemos.

Nós não sabemos por que é que uma pessoa entra na igreja no domingo a noite e é transformada de maneira visível, límpida e clara. E outras pessoas freqüentam uma igreja durante 5 anos, 10 anos, 20 anos até que experimentem uma conversão genuína (cai a ficha).- Nós não sabemos! Porque é que tem gente que diz assim - Desde que me converti nunca mais pus um cigarro na boca e gente que está convertida e luta desesperadamente contra um cigarro. Nós não sabemos. E porque é que nós não sabemos? Porque para essas coisas não há regras. Isto é um mistério de Deus em caminhar com o seu povo..Escapa à nossa capacidade de compreensão e entendimento.

E quando nós não sabemos, temos que clamar - é só que podemos fazer. Quando nós não entendemos, suplicamos - é só que podemos fazer. Quando nós estamos atravessando a escuridão sem ver a luz no fim do túnel - nos ajoelhamos. Porque estamos diante de realidades que não conseguimos controlar e manipular.

Não estamos diante de lei e de fenômenos que dadas às mesmas condições sempre apresentarão os mesmos resultados. Portanto, se não estamos diante daquilo que é previsível, manipulável,  controlável não é justo fazer promessas. É justo sim estimular o clamor Incentivar a súplica. Convocar para Deus seja invocado. Mas prometer respostas de que Deus vai fazer! Jamais!!!

MAS O QUE É JUSTO ENTÃO????

Na minha leitura pessoal - não é o mar aquietar-se e acalmar-se e o vento tornar-se em brisa. O grande milagre é conseguir dormir no meio da tempestade. Mas se você vier comigo após a oração e perguntar - pastor o senhor acha que essa vaga de emprego já é minha?

Eu vou dizer - Não sei!!!

Pois então o senhor não está na fé comigo??? Estou!!! Que se Deus quiser lhe dar esse emprego ele é seu. Se a vaga for sua - louvado seja Deus. E se não for sua - Também louvado seja Deus. Agora de uma coisa eu sei - que nós estamos aqui ajoelhados diante de um pai que cuida de nós. E o grande problema que você tem para enfrentar não é se você tem emprego ou não tem. Se a vaga é sua ou não é, o grande problema que você tem que enfrentar é essa ansiedade do seu coração.

O grande problema que você tem para enfrentar é a sua pressão alta. O grande problema que você tem para enfrentar é a sua irritação. Você não dorme mais a noite - esse é o grande problema que você tem que enfrentar.

Você não consegue dormir no meio da tempestade. E aquele que busca a Deus experimenta a PAZ! - Dorme no meio das tempestades. Vinde a mim todos os desempregados e lhes arrumarei empregos - Não tem na Bíblia!!!

Vinde a mim todos os que tem parentes enfermos e eu curarei todos os seus parentes - Não tem na Bíblia Agora!!!

Vinde a mim todos os ansiosos e encontrareis descanso para a alma - Isso tem na Bíblia!

Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças. É isso que eu aprendo na palavra de Deus. O que aprendo na palavra de Deus não é um Deus manipulador de circunstancias ao nosso favor. O que aprendo na palavra de Deus é a ver um Deus companheiro em todas as  situações de nossas vidas.

Não é um Deus que nos livra do vale da sombra da morte. Mas que atravessa o vale da sombra da morte conosco.Se você no meio do vale da sombra da morte disser - Deus não dá para o Senhor tirar essa sombra de cima da gente?

Deus responderá assim - Olha meu filho(a), tirar a sombra não é o mais importante. O mais importante é tirar o medo de dentro do seu coração. Porque quando eu tirar o medo do seu coração - você vai atravessar o vale da sombra da morte e nem vai perceber a sombra. Agora se eu tirar a sombra - você vai continuar um medroso. E a próxima vez que a sombra aparecer você vai ter medo novamente..E você não vai crescer nunca - Não olhe para sombra - olhe para mim. Não fale comigo sobre o que eu posso fazer a respeito da sombra. Fale comigo o que eu posso fazer dentro de você, no seu coração, na sua consciência, na sua vida para torná-lo melhor.

Separei o texto de Romanos 8:28 que diz: "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. "Sabemos que em todas as coisas Deus coopera juntamente com aqueles que o amam, para trazer à existência aquilo que é bom. Pois esse é o meu encontro com Deus o dia seguinte da tempestade. É que apesar da tempestade - podemos começar tudo de novo.

Versículo que me diz - vamos atravessar juntos o vale da sombra da morte. Não deixe que isso torne você um covarde. Não deixe que isso o deixe trancado em um quarto. Não deixe que isso lhe isole dos outros.

Então, clame a Deus - Pois Ele vai cooperar com você para trazer a existência aquilo que é bom nas circunstâncias em que você está. E o que é que eu posso prometer para você. É que nós sabemos que em todas as coisas em todas as condições que lhes são dadas o Espírito Santo coopera para dar significado e trazer a luz o bem. Por isso em meio às tempestades eu leio Filipenses 4 e espero paz que excede todo entendimento.

As coisas vão mudar?

Se não mudarem - A Sua graça em basta.

Porque a vida me tem ensinado que algumas coisas não mudam mesmo. Mas se elas não mudam - quem muda sou eu. Então, se eu estivesse naquele barco hoje - eu pediria para ele me ensinar a dormir daquele jeito no meio da tempestade.

Oração

Senhor ajuda-me a dormir - a descansar - eu estou exausto.

Pois, eu tenho orado para o Senhor mexer nas minhas circunstâncias - mas elas continuam aí. E provavelmente elas estarão aí amanhã também. Então, me ajuda a dormir e a descansar em ti.

Eu peço mais que você consiga dormir. Levante com outro animo - com novos olhos - novo - refeito. E você vai ver que o vendaval é suportável - e que dar até para ajudar os outros que estão no meio dele também.

Eu ficarei muito feliz se seu vendaval passar - pois nós não somos masoquistas. Mas se não passar - saiba que Deus está com você nesse vale.

A Sua Graça te basta !

Arlindo Barreto é pastor, teólogo, presidente do Ministério dos Artistas de Cristo, missionário, doutor Honoris Causis em Ciências da Religião e ator. Na década de oitenta, foi conhecido por interpretar o palhaço Bozo. Atualmente, tem um novo personagem, o Mr. CLOWN - o Embaixador do Reino de Deus.

Contatos: www.arlindobarreto.com.br

                 pastor@arlindobarreto.com.br  

Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame