O preço e o prêmio de ser discípulo

O preço e o prêmio de ser discípulo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:05
discípulos de JesusQuero começar com este versículo e vamos entendê-lo parte a parte:
 
“E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.” Lucas 9:23-24
 
 Se alguém quiser
Jesus começou falando que “se alguém quisesse”, isso significa que TODOS, independente de seu histórico de vida, que quisessem poderiam se candidatar a serem Seus díscipulos. Então, independente do seu passado, do tipo e de quantos pecados você tenha cometido, se você quiser seguir a Cristo você pode fazê-lo! Ninguém está excluído!
 
Mas, existe sempre um “mas”, o que Ele pede?
 
Negar a mim mesmo
Negar-se a si mesmo significa renunciar a própria vontade, o desejo de planejar ou escolher e reconhecer o senhorio de Jesus em nossas vidas! Ou seja, quando decidimos nos entregar a Cristo não temos mais vontade própria, isso não por obrigação, porque senão seria lei, mas por amor a quem nos deu vida eterna. Entendo que esta atitude nossa é uma atitude de adoração, porque não queremos pecar por medo das consequências, mas não queremos pecar porque não queremos desagradar nosso Pai e sei que quando fazemos isso nos sentimos mais fortes e empolgados para continuar não pecando não é mesmo?
 
Mas creio também que o “negar-se a si mesmo” não diz apenas em relação ao desejo de pecar, como beber, ficar, fazer sexo antes de casar ou qualquer outro pecado que agrada e satisfaz nossa carne, mas o negar-se diz respeito a momentos em que podendo fazer algo bom e correto que te agrada você escolhe não fazer para fazer algo que Deus queira para nós.
 
Exemplos:
 
Paulo, em At 16, tinha um plano em mente que era fazer sua segunda viagem missionária na Ásia, mas ele teve uma visão que dizia para ele ir para a Europa levar o evangelho lá, o que não estava em seus planos. Paulo poderia ter deixado pra lá essa visão e seguir com seu planejamento, mas ele decidiu seguir a direção do Espírito Santo e foi fazer o que Deus queria – graças a isso estamos falando de Jesus no Brasil hoje, porque Paulo levou o evangelho para a Europa e de lá partiram missionários que chegaram ao Brasil.
 
Jonas em Nínive, ele não queria fazer o que Deus pediu, tanto é que fugiu para outra cidade, mas depois de ser provado por Deus, Jonas entendeu que deveria mesmo ir para Nínive e foi, pregou e a cidade foi salva.
 
Mas o principal exemplo de negar-se a si mesmo eu encontro em Jesus orando no jardim (Mt 26). Jesus é um exemplo em todos os aspectos para nós, e aqui também. Jesus, em meio ao sofrimento de sua tribulação, chegou a dizer “Pai, se for possível passa de mim este cálice”, isso significa que Ele estava pedindo para Deus tirá-lo daquele sofrimento e angústia e se Ele tivesse falado apenas isso não teria sido um exemplo para nós, então Ele continuou dizendo “mas, que seja feita a Tua vontade!” Glória a Deus por isso, porque por essa atitude de Jesus nós temos salvação hoje!
 
E nós, qual é o nosso exemplo de negar o que queremos para fazer o que Deus quer? Só negaremos realmente quando decidirmos fazer algo que não queríamos fazer, porque se fizermos algo que queríamos não estaremos deixando de fazer a nossa vontade.
 
Continuando…
 
Tomar a minha cruz todos os dias:
Para entender o que significa esta parte do versículo, é necessário entender o porque as pessoas morriam na cruz.
 
Como surgiu: a cruz surgiu como forma de tortura e morte alguns séculos antes de Jesus, a princípio era usada uma estaca pontiaguda que era introduzida no corpo do torturado de braço a braço, no peito e até do ânus a cabeça. Com o passar do tempo a cruz foi aperfeiçoada e virou a cruz que suportou o corpo de Jesus. Existem relatos de que muitos foram crucificados, da mesma forma de jesus, antes mesmo dele nascer.
 
A cruz era a forma de morrer mais vergonhosa, mais humilhante que uma pessoa podia ter, pois a pessoa devia carregar parte da cruz por um caminho público até fora da cidade e na frente da comissão seguia um arauto dizendo as acusações sobre o condenado.
 
Para Jesus a cruz significou:
 
1. O local onde ele cumpriu seu propósito de dar a vida para nos salvar
 
2. O local de reconciliação da humanidade com Deus, Pai
 
 
 
Para nós a cruz significa:
 
1. Lugar de redenção e remissão de pecados
 
2. Lugar de perdão
 
3. Lugar de morte do velho homem, e das obras que estava com ele (Gl 5)
 
4. Lugar de renúncia das nossas vontades
 
5. Lugar de cumprimento de propósito, como foi para Jesus
 
 
 
O que significa então “tomar a sua cruz todos os dias”?
 
Basicamente tomar a minha cruz significa não se importar com possíveis humilhações e críticas que podemos sofre por sermos cristãos e fazer as mesmas coisas que Jesus fez.
 
1. Anunciar a mensagem de Vida eterna
 
2. Dependência total de Deus
 
3. Obediência a direção do Espírito Santo
 
4. Renúncia aos prazeres e desejos da carne
 
5. Padecer perseguições por se pronunciar cristão
 
6. Perder, ter prejuízo, para que outro ganhe
 
Ou seja, deixar de fazer nossa vontade para fazer o que Deus quer, mesmo que isso nos traga prejuízo.
 
Seguir:
Seguir a Jesus significa fazer tê-lo como exemplo de conduta de vida, como base para formar o caráter e como ideal de forma de viver. Jesus nos deixou seu exemplo de vida para seguirmos, o qual era:
 
1. Viver acima de tudo a vontade de Deus
 
2. Perdoar os ofensores
 
3. Não buscar glória para si mesmo
 
4. Amar o próximo como me amo, isso implica em amar qualquer pessoa, sendo ela uma “inimiga” ou não. Significa fazer coisas que faça a pessoa ganhar, crescer, se tornar alguém melhor, mesmo que nos faça perder.
 
Isso envolve entrega total e devoção a vontade de Deus.
 
Envolve pedir perdão e perdoar, abrir mão do seu em favor do próximo, desejar o melhor para os outros e não para você, fazer sem pedir nada em troca.
 
E por último gostaria que você refletisse em:
 
Qual o meu chamado?
 
Qual o preço que pago para ser um discípulo?
 
Onde devo seguir a Cristo?
 
Eu deixaria minha zona de conforto para ir ao necessitados?
 
Deixaria meu lar, quente e aconchegante para ir aos mendigos nas ruas?
 
Deixaria minha condição estabelecida para ir a outro lugar ajudar?
 
Eu iria para a Síria? Iria para a China? Para a Coréia do Norte?
 
Eu aguentaria sofrer perseguição, ser torturado, ser punido, apenas por ser Cristão?
 
Seguir a Jesus exige pagar um preço, as vezes de dizer não para quem você ama por amor ao Reino, as vezes se sofrer perseguições por ser cristão, as vezes de perder algo que era importante para você, as vezes de não se contaminar com as coisas do mundo, as vezes de se dedicar e se doar com todas as forças por uma causa sem ver retorno ou não ter nada em troca, as vezes ser torturado pelo simples fato de dizer ser cristão, ser preso por apenas portar uma Bíblia, perder a vida… Tudo isso, e outras coisas mais, se traduzem no preço que pagamos por sermos cristãos. E as vezes esse preço pode se tornar alto demais para nós e nós podemos ficar desanimados.
 
Então se você está assim, quero que leia este texto que mostra pra onde você está indo, o final da sua história aqui e o início de uma história eterna
 
“E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.“ Apocalipse 21:1-7
 
Chorei quando li este texto… Você pode achar que sua vida é complicada aqui, mas não desista! tente se alegrar porque todo o preço que pagamos nesta terra será recompensado com o próprio Deus cuidando de nós, limpando nossas feridas, enxugando nossas lágrimas quando o Grande Dia chegar!
 
Querido(a),
 
Não abra mão de pagar o preço por ser cristão, por mais difícil que isso possa ser! Não escolha ganhar a vida aqui na Terra, porque Jesus disse que assim perderíamos a vida eterna. A vidã cristã pode gerar alguns desconfortos e sofrimentos, mas ela nos traz salvação e vida eterna!
 
Aguente firme!!!!
 
 
 
- Samuel Oliveira
 
Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame