MENU

Geral

MegaRampa: bicho de 7 cabeças ou desafio aos limites dos skatistas?

MegaRampa: bicho de 7 cabeças ou desafio aos limites dos skatistas?

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:36

Como os próprios atletas dizem, "o nome já explica o tamanho do problema". A MegaRampa 2011 começa nesta quinta-feira, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, com os treinos livres. Dez dos melhores skatistas profissionais do mundo vão arriscar tudo o que sabem na tão aguardada pista dos "Big Airs". Assista às imagens no vídeo ao lado.

A volta começa de uma plataforma de 30 metros, a altura necessária para o atleta atingir os quase 80 km/h e conseguir atravessar o vão que separa as duas partes da megarrampa. Para finalizar, um "quarter" de 8m em que o controle é fundamental para o skatista não passar do ponto e cair na parte plana da pista. Seria, mais ou menos, uma queda de um prédio de cinco andares. Não é para qualquer um.

- Tem que tomar muito cuidado. Estamos sempre tentando superar nossos limites. Tem que entrar muito concentrado e tentar executar aquilo que foi planejado - disse Lincoln Ueda, um dos ícones do skate vertical brasileiro e atualmente número 3 do ranking mundial de megarrampa.

Se para um profissional já é complicado, imagine para um amador. É o caso do paulista Ricardo Nicolete, skatista que aproveitou os testes de quarta-feira para tirar uma casquinha da megarrampa.

- Acho que a adrenalina é maior do que o medo. Mas eu só começo da segunda parte da pista, porque preciso antes de um período de adaptação - confessou Ricardo, de 32 anos.

Até quem tem uma megarrampa no quintal de casa, como o carioca Bob Burnquist, que vive nos Estados Unidos, sabe que uma brincadeira pode custar caro nessa pista.

- Quanto mais você anda, mais você fica confiante e deixa passar certas coisas. Tem que tomar cuidado. O psicológico acaba transformando a megarrampa num monstro maior do que ela é, mas não é um bicho de sete cabeças.

Se a programação não for alterada por conta da chuva, o SporTV vai transmitir as eliminatórias da MegaRampa no sábado, e a TV Globo exibe a final ao vivo, no domingo, dentro do Esporte Espetacular.

Siga-nos

Mais do Guiame