Confira 5 motivos para evitar as frituras

Confira 5 motivos para evitar as frituras

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:12

A correria no dia a dia da maioria das pessoas faz com que elas acabem comendo frituras em várias de suas refeições sem restrição alguma, sem terem noção de quão mal esse tipo de alimentação faz à saúde. Há muitas trocas inteligentes possíveis de se fazer para evitar centenas de doenças muito prejudiciais.

Óleo quente, em ebulição, altera as propriedades do alimento mergulhado nele, transformando-o em uma bomba de glicerídeos e ácidos graxos.Então, as gorduras insaturadas se tornam saturadas e são extremamente maléficas ao organismo.

Confira alguns motivos para você fugir das frituras:

Quantidade de calorias

Muitas pessoas não têm muita noção da quantidade de calorias presentes em determinados alimentos. Um grama de gordura contém cerca de nove calorias. Imagine quantas calorias possui, então, uma porção de batatas fritas. Com certeza muitas! Então o primeiro fator de risco é a possível obesidade.

Doenças Cardiovasculares

A fritura é uma das maiores vilãs no quesito de doenças cardiovasculares. Estudos comprovam que quem consome uma quantidade excessiva de gordura saturada diariamente, aumenta o colesterol ruim e, consequentemente, a probabilidade de desenvolver uma destas doenças.

Causadora de câncer

A gordura saturada, resultado do aquecimento do óleo, cria uma substância cancerígena chamada acroleína. O óleo, quanto mais reutilizado maior é a quantidade de substâncias danosas à saúde.

Leia também:

Hipertensão e diabetes presentes na vida de muitos adultos

Diminua a pressão arterial fazendo exercícios físicos

Confira dicas de como manter a saúde no frio

Idade chega mais rápido

O consumo excessivo de fritura destrói as fibras elásticas, que conferem firmeza, elasticidade e rigidez à parede arterial. O resultado é a degeneração e envelhecimento precoce. Ou seja, as temidas rugas, aparecem bem mais cedo que o esperado.

Nutrientes necessários

O corpo necessita de uma grande quantidade de nutrientes para se manter saudável e produzir anticorpos. Os alimentos ricos em gordura, como a fritura, não produzem os nutrientes adequados para o corpo humano. Prefira os alimentos naturais para aumentar a proteção do organismo.

Para mudar a sitiuação o único jeito é adquirir novos hábitos alimentares.

Dica: frituras e alimentos ricos em gorduras somente para ocasiões especiais. No dia-a-dia, prefira carnes magras, cerais integrais e muitos legumes e verduras.

No inverno, abuse das sopas de legumes. Além de leves e deliciosas, elas ainda ajudam a aquecer.

Castanhas, nozes, amêndoas e outras aumentam o colesterol bom.

A ideia é com apenas alguns cuidados você melhorar a sua saúde física, aparência e conseguir se manter longe de uma centena de doenças.

 

 

 

Com informações de Dicas de Mulher

 

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições