Cientistas estudam apagar memórias ruins com o uso da luz

Nos ratos, o experimento deu certo. Porém, ainda não foi feito nenhum estudo com seres humanos

Fonte: Terra.comAtualizado: segunda-feira, 13 de outubro de 2014 16:52
Um grupo de cientistas tem estudado a possibilidade de selecionar e apagar certos conteúdos de memória, usando apenas a luz
Um grupo de cientistas tem estudado a possibilidade de selecionar e apagar certos conteúdos de memória, usando apenas a luz

Um grupo de cientistas tem estudado a possibilidade de selecionar e apagar certos conteúdos de memória, usando apenas a luzLembranças ruins podem causar transtornos psicológicos, traumas e até mesmo problemas físicos de saúde. Para resolver esse problema, um grupo de cientistas tem estudado a possibilidade de selecionar e apagar certos conteúdos de memória, usando apenas a luz. As informações são do blog IFL Science.

Segundo a publicação, a pesquisa foi liderada pelos pesquisadores Kazumasa Tanaka e Brian Wiltgen, da Universidade da Califórnia. Os resultados foram divulgados na revista Neuron.

No estudo, foram utilizados ratos de laboratório. Os cientistas criaram um ambiente em que foram gerados choques elétricos a fim de criar más recordações.

Em seguida, os pesquisadores tentaram reorganizar e apagar tais memórias, com o auxílio de técnicas de optogenética - que analisam nervos por meio da luz. Nos ratos, o experimento deu certo. Porém, ainda não foi feito nenhum estudo com seres humanos. As pesquisas continuam.

 
Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame