Monirobo entra em ação e salva vidas nas buscas entre destroços no Japão

Monirobo entra em ação e salva vidas nas buscas entre destroços no Japão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:51

Fala-se muito sobre perdas de vagas de emprego pela mecanização. O que se esquece, entretanto, é que muitas vezes essa troca visa a substituição de mão de obra humana (ou até mesmo de animais farejadores) por um robô, tem o objetivo principal de preservar as pessoas de exercerem tarefas que podem ser extremamente prejudiciais.     Esse caso aplica-se perfeitamente ao Japão, um país que desenvolve e exporta muitos robôs, e que agora tem a oportunidade de usar esta tecnologia para resolver seus próprios problemas. Entra em cena o simpático robozinho Monirobo , que pode entrar em áreas com altos índices de radiação, preservando dessa forma inúmeras vidas. No momento, estes robôs estão sendo enviados para a usina nuclear de Fukushima, onde irão medir o nível de radiação, a temperatura e a umidade, enquanto transmitem vídeos em 3D para seus operadores.

Graças também a seu pequeno tamanho, o robô pode transitar sem dificuldades por áreas onde com destroços gerados pelos terremotos. Sua eficiência é maximizada graças a sua ‘lagarta’, aquela esteira encontrada em tanques e que facilita seu deslocamento. Apesar de tantas habilidades, ele também tem uma desvantagem: sua autonomia permite que ele fique a uma distância máxima de 1,2 Km do seu operador, o que é muito menos do que os 80 Km de distância recomendados pelo governo Norte Americano.     Mesmo com essa limitação espacial, o Monirobo cumpre um nobre papel, ao poupar inúmeros técnicos de exposições radioativas. Todavia, tratando-se do Japão, é bem capaz de em um (curto) período aparecer um novo robô ao estilo do Monirobo , ou até mesmo uma nova versão com maior autonomia, o que seria uma excelente notícia para os heróis que estão arriscando as suas vidas para conter as emissões radioativas da usina de Fukushima.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

Fé para o Impossível

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições