Fifa 14 é o quarto jogo da série de games de futebol para smartphones

Fifa 14 é o quarto jogo da série de games de futebol para smartphones

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:05
fifa 14
Fifa 14 é o quarto jogo da série de games de futebol para smartphones e tablets com sistemas iOS ou Android. O game é o primeiro da franquia a ser gratuito e, até o momento, só está disponível na App Store da Nova Zelândia, mas deve chegar às outras regiões nos próximos dias. Ainda não há data confirmada para a versão Android. Veja a seguir o que o título traz de novidade para os fãs.
 
Veja o que mudou no novo Fifa
Superior aos concorrentes em tamanho, gráficos, narração, licenças e jogabilidade; fica difícil escolher outro jogo de futebol para mobiles que não seja Fifa 14. Além disso, o jogo é gratuito para baixar e jogar. Vários modos estão à disposição do jogador que não quer gastar dinheiro, como Ultimate Team, partidas vs online, jogos da semana e disputas de pênaltis.
 
Os modos “Jogo Rápido”, “Torneio” e “Manager” também estão disponíveis, mas para poder acessá-los, é necessária uma compra no valor de US$ 4,99. Essa opção de distribuição foi muito bem aceita, já que jogadores casuais ou que não tem cartão de crédito internacional, também poderão conferir a qualidade do game através dos modos gratuitos.
Os controles são outra grande novidade em Fifa 14. O novo esquema de comandos permite jogar de maneira mais casual, apenas através de gestos como tocar na tela ou deslizar o dedo sobre ela. Por exemplo, para chutar, você simula o movimento de trajetória da bola com o deslizar do dedo.
 
Passar a bola para outro jogador pode ser feito com apenas um toque. Os jogadores se movem sozinhos, controlados pelo jogo, mas é possível tomar o controle de qualquer atleta do seu time em campo, tocando sobre eles e arrastando o cursor para onde você deseja que ele se posicione. Nos testes realizados, esse esquema de controles se mostrou efetivo, possibilitando a realização até de jogadas elaboradas.
Os amantes do esquema tradicional de controles, podem respirar aliviados. Há a opção de substituição dos comandos de deslizar pelo esquema clássico, no qual botões virtuais e um analógico são representados na tela e o jogador tem uma experiência similar aos consoles portáteis.
 
O sucesso do modo Ultimate Team permanece
O modo Ultimate Team, o grande sucesso de Fifa 13, está de volta. Em Fifa 14 ele ganhou uma interface nova, menos complicada e mais visual, com um esquema parecido ao de Real Racing 3.
Basicamente o modo permanece o mesmo. Disputa-se temporadas com outros clubes controlados pelo jogo com o objetivo de ganhar jogadores. Com uma leve repaginada na interface, agora é possível ver a integração entre os jogadores e montar um clube afiado. O destaque desse modo fica por conta da exibição dos atletas, que lembra os álbuns de figurinhas.
 
Licenças e atualizações com dados reais
Fifa 14 aumentou o seu elenco, agora são 600 clubes e mais de 16 mil jogadores. O game possui também 20 clubes brasileiros: Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Bahia, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Criciúma, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, Internacional, Náutico, Ponte Preta, Portuguesa, Santos, São Paulo, Vasco da Gama e Vitória. Todos com nomes reais dos jogadores e com a possibilidade de atualização com novas convocações apenas tocando na opção “Atualização de Elencos”, localizada no menu “Personalizar”. E antes que você pergunte, sim, o jogo já está atualizado com o Neymar no Barcelona.
 
Fifa 14 possui a opção “Jogos da Semana”, que atualiza os status dos jogadores e clubes com base em seu desempenho no período, incluindo times nacionais ou internacionais. Caso um jogador tenha sua performance prejudicada durante esse período, por exemplo, isso irá repercutir diretamente dentro do jogo.
 
Gráficos bonitos, mas com alguns bugs
A qualidade gráfica de Fifa 14 é excepcional, mostrando os jogadores com um visual bastante impressionante para um jogo para celulares e tablets. Contudo, algumas animações poderiam ficar melhores, como quando o jogador vai cobrar um lateral. Durante a cobrança a câmera aplica um “close” e é possível ver a bola em uma posição irreal no antebraço do jogador.
Os cabelos também ficaram aquém do esperado. Em aparelhos como iPad 2 ou iPhone 4, durante os closes, é possível reparar que há bastante serrilhado. Contudo, no iPad de 4ª geração e iPhone 5, a apresentação visual já é um pouco melhor, deixando o jogo próximo, graficamente, da versão para Playstation 2.
 
Sem narração em português
Mesmo estando todo em português, Fifa 14 ainda não tem opção para download de narração no nosso idioma. Por padrão, o jogo não vem com nenhuma narração, apenas com músicas, que podem ser desabilitadas. Ainda sobre as opções de áudio, Fifa 14 permite a utilização de músicas baixadas no dispositivo para compor a trilha sonora dos jogos.
 
Conclusão
Fifa 14 e seus antecessores são os únicos jogos para dispositivos móveis a trazer nomes corretos de jogadores e clubes. Tido como essencial pelos consumidores, esse fator agora é adicionado à gratuidade do título, deixando a franquia Fifa praticamente sem concorrentes em mobiles. Os novos controles também agradam e deverão cair no gosto dos jogadores casuais.
 
Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame