Marina recebe artistas em evento no Rio de Janeiro

Marina recebe artistas em evento no Rio de Janeiro

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 10:15

A candidata do PV à Presidência da República, senadora Marina Silva, defendeu na noite desta segunda-feira (30), durante um encontro com artistas no teatro Leblon, na Zona Sul do Rio, o aumento dos investimentos para a cultura. Ela falou que, com um fundo específico para o setor, seria possível dobrar os recursos.

"Hoje, a Lei Rouanet consegue capitalizar cerca de R$ 1 bilhão por ano. Com o fundo, alcançaríamos mais ou menos o mesmo valor. Ou seja, dobraríamos os investimentos na área. Mas são propostas que, obviamente, a gente precisa aprofundar para viabilizar", disse a candidata, que também elogiou a atuação do cantor e compositor Gilberto Gil, presente ao encontro, quando ministro da Cultura.

"Gil deu uma grande contribuição quando assumiu o ministério. Quero dar continuidade a estes avanços. Entre eles, esta questão orçamentária da pasta, que ele conseguiu aumentar, mas que ainda está muito aquém daquilo que é o desejado", comentou.

A candidata também afirmou que pretende levar adiante o debate sobre os direitos autorais. Para ela, é preciso valorizar o reconhecimento social e cultural do autor, bem como normatizar a questão com relação à internet.

"Precisamos atualizar o acesso a essa produção cultural. Com a internet, temos a possibilidade de que se crie um marco regulatório em que o próprio autor possa gerenciar de forma sua obra seja acessada: um determinado público pode pagar mais, outro pode pagar menos e outros podem ser isentos", disse Marina.

Segundo turno

Marina Silva reafirmou que tem condições de ir para um eventual segundo turno das eleições, apesar do resultado de pesquisas. Levantamento do Ibope divulgado no fim de semana aponta a candidata do PV com 7% das intenções de voto. 

"Parece que os brasileiros querem uma mulher (na presidência). Se for isso, pois bem, vamos ao segundo turno, onde teremos um tempo mais igual para debater. Há aquele ditado: pense duas vezes antes de fazer. Por que o futuro do Brasil tem de ser decidido de uma vez só?", indagou.

Além de Gilberto Gil, participaram do encontro com a candidata do PV os atores Marcos Palmeira, Marcos Winter e Victor Fasano; o diretor de teatro e cineasta Domingos Oliveira; as atrizes Priscilla Rozenbaum e Letícia Sabatella; o diretor de cinema Walter Lima Júnior; o escritor e teólogo Leonardo Boff; o candidato do PV ao governo do Rio, Fernando Gabeira; e o presidente do PV-RJ, Alfredo Sirkis, entre outros.

Marina Silva se reúne na manhã desta terça-feira (31) com cerca de 50 mulheres de diferentes áreas durante um café da manhã oferecido pela socióloga Neca Setúbal, que lidera a rede que formula as propostas de educação para o plano de governo da senadora.

Postado por: Thatiane de Souza

Conferência Voz dos Apóstolos - Inscreva-se!
Siga-nos

Comentários

Mais do Guiame