A União Africana marcou para a próxima quarta e quinta-feira uma cúpula extraordinária dedicada a discutir o conflito na Líbia , anunciou nesta sexta-feira (20) a organização em um comunicado.
"A cúpula permitirá que voltemos a examinar o que está acontecendo na Líbia, com base no trabalho que o comitê ad hoc de alto nível da União Africana vem realizando sobre a Líbia e outros conflitos, para projetar respostas africanas coletivas", afirmou a UA. O governo líbio havia solicitado esta reunião em 26 de abril, para "mobilizar" o continente e "enfrentar a agressão externa".
A União Africana tem manifestado cada vez mais abertamente nas últimas semanas seu desacordo em relação aos bombardeios da Otan contra instalações militares e infraestruturas do regime do ditador Muammar Kadhafi.
Líbios enforcam boneco representando o ditador Muammar Kadhafi nesta sexta-feira (20) em Benghazi (Foto: AP)
"Já praticamente não se respeita a letra nem o espírito (...) da resolução 1973 da ONU, que é de caráter humanitário e tem como base a responsabilidade de proteger" a população civil, disse o presidente da Comissão da UA, Jean Ping.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições