MENU

Mundo

Na África, Ebola pode ser causado por caça e consumo da carne de morcego

Restringir o comércio de carne de animais silvestres é o ideal, mas deve-se salientar que a transmissão de doenças de espécie-a-espécie é rara, segundo autoridades de saúde

Fonte: Terra.comAtualizado: segunda-feira, 20 de outubro de 2014 13:53
Carne de animais silvestres é bastante comum em países africanos que não têm recursos
Carne de animais silvestres é bastante comum em países africanos que não têm recursos

Em dezembro de 2013, uma criança de 2 anos de uma pequena vila do sudeste do Guiné se tornou a primeira vítima do surto atual de ebola, tendo contraído a doença após comer carne de morcego que fora caçado por sua família. Desde que o vírus começou a ser transmitido de pessoa para pessoa, mais de 8 mil foram infectadas. As informações são do The Independent.

Em surtos passados, o comércio de carne de animais silvestres também foi apontado como ‘culpado’ pela transmissão do vírus, especialmente entre as pessoas que capturam e abatem os animais que estariam infectados. O virologista Jonathan Ball disse que a infecção pode acontecer de forma direta, após o contato com o sangue – como quando os caçadores são mordidos ou arranhados pelos morcegos frugívoros (comedores de frutas). Além disso, a Organização Mundial de Saúde tem considerado que estes morcegos podem ser os hospedeiros naturais do ebola.

Siga-nos

Mais do Guiame